Análises das concepções de ensino contextualizado e CTSA manifestadas por licenciandos em Química

Autores

  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo
  • Felipe Brito dos Santos

Palavras-chave:

formação inicial de professores; ensino CTSA; concepções; ensino de química

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções dos estudantes de licenciatura em Química sobreensino contextualizado e ensino CTSA. Foram analisadas as respostas de 41 estudantes que participaramde um curso de formação continuada oferecido pelo GEPEQ, cujo objetivo era aprofundar as discussõessobre o ensino CTSA. Foi possível verificar que a maioria dos participantes da pesquisa associamcontextualização com o cotidiano, seja na aproximação do conhecimento químico das situações do dia adia, da descrição de fatos e processos ou pela exemplificação. Outras visões de contextualização queevocam demandas cognitivas de mais alta ordem, como compreensão da realidade social apareceu empoucas respostas e transformação da realidade social não apareceu. Logo, verifica-se que os estudantes nãotêm essas perspectivas para si, e assim não a projetam para a formação dos estudantes na etapa final daeducação obrigatória.

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ)