Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato PDF
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo para a avaliação por pares.
  • Figuras e gráficos estão em formato png ou jpeg
  • Indicar, no campo "Comentários para o editor", duas sugestões de avaliadores para o seu manuscrito (nome completo, instituição e email)

Diretrizes para Autores

A Revista Iluminart aceita submissões de manuscritos nas seguintes modalidades:

i) artigos científicos: trabalhos acadêmicos concluídos ou com conclusões parciais, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica;

ii) resenhas: resumos críticos de livros nas áreas de Educação e Ensino ou áreas afins, com edições ou reedições publicadas há, no máximo, 5 (cinco) anos;

iii) relatos de experiências: relatos de práticas pedagógicas embasadas teoricamente e que propiciem reflexões na área de Educação e Ensino ou áreas afins.

 

Para submeter o trabalho, o autor deve realizar os seguintes passos:

  1. Acessar o site da Revista Iluminart por meio do link:

http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart

  1. Cadastrar-se por meio das opções "Leitor e Autor".

  2. Após o cadastro, deverá fazer o login e selecionar a opção: “Iniciar nova submissão”.

  1. Submeter o manuscrito (em formato PDF), seguindo os passos descritos.

  2. Indicar, no campo "Comentários para o editor", duas sugestões de avaliadores para o seu manuscrito (nome completo, instituição e email)

Importante: o arquivo referente ao manuscrito original não deve conter nenhuma informação referente a(os) autor(es).


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

A Revista Iluminart aceita submissão de trabalhos em língua portuguesa. Todos os trabalhos devem conter resumos em Português e em Inglês (Abstract).

Apresentação

O manuscrito original deve ser redigido em Microsoft Word (modelo) e sumbmetido em formato PDF. Caso seja aceito para publicação, a versão final deve ser enviada em formato editável (.doc ou .docx), já incluindo os nomes dos autores e afiliações.

Seguem abaixo as normas de redação

O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, coluna única, justificado e espaçamento entre linhas simples (1,0), salvo as seguintes exceções:

1) Título do trabalho: fonte 16, negrito, centralizada, apenas com a primeira letra maiúscula (salvo nomes próprios ou outras exceções).

2) Nomes dos autores: fonte 12, centralizada, com apenas as primeiras letras maiúsculas na sequência natural e com os nomes do meio abreviados (exemplo: Olavo H. Menin). Caso haja dois ou mais autores, os nomes devem ser colocados em sequência, separados por vírgulas.

3) Instituições dos autores: fonte 10 e justificado.

Observação: os nomes dos autores e das instituições devem ser inseridos apenas na versão final, após aceitação do trabalho.

4) Resumo e Abstract (máximo de 200 palavras cada um): os títulos “RESUMO” e “ABSTRACT” devem estar em fonte 12, negrito e centralizados. Já os textos do resumo/abstract devem estar em fonte 10, justificados, em um único parágrafo e sem recuo na primeira linha. fonte 10, justificado e sepadas por ponto-vírgula.

5) Palavras-chave e Keywords: no máximo 5 (cinco), logo abaixo do Resmo e Abstract, respectivamente ,

6) Seções: todos os títulos das seções devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos, estar em fonte 14, negrito e justificados.

Observação: As seções Resumo, Abstract, Agradecimentos e Referências não devem ser numeradas.

7) Citação direta com mais de três linhas devem estar em fonte 10, sem aspas, justificadas e posicionadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, também seguidas do nome do autor, ano e página. As citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

8) Tabelas: devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos (Tabela 1, Tabela 2 etc.) e as legendas devem estar em fonte 10, justificadas e posicionadas acima da tabela. No texto, a referenciação às tabelas devem ser feitas como Tabela 1, Tabela 2 etc. A referenciação de duas ou mais tabelas sequenciais deve ser feitas como Tabelas (1-3).

ATENÇÃO:  não devem ser inseridas tabelas nem gráficos diretamente de planilhas de cálculo (Ecxel, por exemplo). Utilize as ferramentas de tabela diretamente do Word e envie os gráficos em formato png ou jpeg.

9) Figuras: devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos (Figura 1, Figura 2 etc.) e as legendas devem estar em fonte 10, justificadas e posicionadas abaixo da figura. No texto, a referenciação às tabelas devem ser feitas como Fig. 1, Fig. 2 etc. A referenciação de duas ou mais figuras sequenciais deve ser feitas como Figs. (1-3).

ATENÇÃO: as figuras e gráficos devem estar em formato png ou jpeg e terem boa resolução.

10) As equações devem estar centralizadas e serem numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e sequenciais. A numeração deve estar entre parẽnteses e alinhadas à direita. Exemplo:

                                                  y = ax + b                                                    (1)

No texto, a referenciação às equações devem ser feitas como Eq. (1), Eq. (2) etc. A referenciação de duas ou mais equações sequenciais deve ser feitas como Eqs. (1-3). Para referenciar duas equações não sequenciais, utilize Eq. (1) e Eq. (3). Variáveis matemáticas e parâmetros devem estar em itálicos e sem negrito.

11) Usar negrito para ênfase e itálico para palavras em língua estrangeira. Títulos de obras devem aparecer em itálico, letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (ex: Metalinguagem & outras metas).

 

Citações e Referências bibliográficas

Citação no corpo do texto:

1) O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula do ano da publicação.

Exemplo: Recentre estudo constatou que metodologias ativas promovem melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem (Moran, 2015).

2) Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses;

Exemplo: Moran (2015) assinala que metodologias ativas promovem melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.

3) Quando necessário especificar a(s) página(s). Esta(s) deverá(ão) seguir a data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de “p.”:

Exemplo: Estudo constatou que metodologias ativas promovem melhores resultados (Moran, 2015, p.57)

4) Caso a obra tenha até dois autores, indicam-se os sobrenomes separados por "&", seguidos por vírgula e a ano da publicação

Exemplo: As metodologias de ensino-aprendizagem têm sofrido profundas mudanças nas últimas décadas (Novak & Gowin, 1999).

5) Caso a obra tenha três ou mais autores, indicam-se o sobrenome do primeiro autor, seguido de "et al.", vírgula e ano da publicação.

Exemplo: As metodologias de ensino-aprendizagem têm sofrido profundas mudanças nas últimas décadas (Novak et al., 1999).

6) Para citar vários trabalhos em uma única citação, eles devem ser separados por ponto e vírgula.

Exemplo: As metodologias de ensino-aprendizagem têm sofrido profundas mudanças nas últimas décadas (Novak & Gowin, 1999; Moran, 2015).

7) Para fazer citação de citação, deve-se proceder conforme o exemplo:

Segundo Novak et al. (1999, p.5 apud Moran, 2015, p. 25), “As metodologias de ensino-aprendizagem têm sofrido profundas mudanças nas últimas décadas”.


Referências no final do texto

Devem ser escritas em fonte 10, justificadas, dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do primeiro autor de acordo com a NBR 6023 da ABNT.

Exemplos:

1) Livros

Carvalho, T. F. O próprio e o alheio: Ensaios de Literatura Comparada. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2003.


2) Capítulo de livro

Mann, T. A morte em Veneza. In: Carpeaux, O. M. (Org.) Novelas alemãs. São Paulo: Cultrix, 1963. p.113-9.


3) Dissertação e tese

Candido, R. W. O instinto de americanidade em Fagundes Varela: (1841-1875). 2003. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2003.


4) Artigo de periódico

Gonçalves, F. O princípio da crítica à poesia machadiana. Iluminart, Sertãozinho, n. 4, p. 03-13, 2010.


5) Artigo de jornal

Silva, F. B. Caixa e Livros. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 abr. 2010. Opinião, p.A2.


6) Trabalho publicado em anais

Sousa, C. H. M. R.:Literatura de Minorias: Klaus Krott vira estancieiro. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, USP, 2008.


7) Publicação Online – INTERNET

Sofia, J. Reajuste de 7,7% para aposentados exigira cortes, diz Mantega. Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 maio 2010. Disponível em  http://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em 26 maio 2010.

 

ATENÇÃO:

- toda citação no texto deve constar na lista de referências e vice-versa;

- deixe uma linha em branco entre o título da seção (Referências) e a primeira referência, mas não entre as referências.

Anexos e apêndices

Somente quando absolutamente necessários.

A DESCONSIDERAÇÃO DAS NORMAS IMPLICARÁ A NÃO PUBLICAÇÃO DO TRABALHO. OS ARTIGOS RECUSADOS NÃO SERÃO DESENVOLVIDOS AO(S) AUTOR(ES).

 



Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados à Revista Iluminart serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.