Revista Iluminart

Revista Iluminart é uma publicação online do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo com ênfase nas áreas de Educação e Ensino, cujos objetivos principais são:

- divulgar a produço técnica e científica nas áreas de Educação e Ensino;

- fortaceler a perspectiva da pesquisa e da extensão como elementos elementos complementares e fundamentais ao ensino;

- estimular o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de Educação e Ensino;

- contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.


A Revista Ilumart foi fundada em 2008 como uma publicação multidisciplinar e durante 10 anos tem contribuído para a divulgação e difusão de conhecimentos das mais diversas área. A atual edição (Número 15) homenageia a cidade de Sertãozinho e foi idealizada para fechar com chave de ouro a fase multidisciplinar da revista, que a partir de 2018 passa a focar nas área de Educação e Ensino. Aprecie os belos textos desta edição especial e conheça um pouco mais sobre a região de Sertãozinho, um dos maiores polos do setor sucroalcooleiro do mundo.


n. 16 (2018): Edição Especial - IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Editorial

Corpo Editorial PDF
 
Editorial PDF
 
Carta de Goiânia - ProfEPT PDF
 

Entrevistas

Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi PDF
 

Artigos Científicos

Ciência e Tecnologia na Formação de Professores: os semicondutores nas licenciaturas em ciências da natureza PDF
Jeferson M. M. Macedo, Helena Calegari, Israel F. B. Pimenta, Maria C. Bernazan, Riama C. Gouveia
Análise da associação da metacognição com aulas investigativas em periódicos na área de ensino de ciências PDF
Rafael P. Rovay, Erika R. Molina, Solange W. Locatelli
Desenvolvimento de aplicativo para transcrição de fórmulas e equações químicas da escrita à tinta para o Braille PDF
Vanessa C. F. Fagundes, Cristiano F. Fagundes, Vitória L. Ansani, Elenice A. Carlos, Mateus dos Santos
Vida de laboratório: compreensão textual por graduandos em química PDF
Patrícia F. O. Cabral, Salete L. Queiroz
Fazer ciência significa simplificar os problemas? Concepções de alunos de graduação e pós-graduação em Química de uma IFES pelo olhar bachelardiano PDF
Ettore P. Antunes, Luiz H. Ferreira
Concepção de alunos da pós-graduação sobre aspectos da Natureza da Ciência: a Ciência é imutável ou é influenciada por agentes externos? PDF
Ettore P. Antunes, Bruno R. Moreira, Luiz H. Ferreira
Um olhar para a docência no ensino superior no âmbito do ENPEC: um levantamento bibliográfico no eixo temático formação de professores com foco no Ensino de Química PDF
Aline Kundlatsch, Beatriz S. C. Cortela
Perfis e motivações de estudantes de cursos de Licenciatura em Química: uma revisão bibliográfica PDF
Tarso B. Ferrari, Beatriz S. C. Cortela
Atividades experimentais investigativas no ensino de química: resolução e avaliação por licenciandos em química PDF
Rebeca Z. Galvão, Gustavo B. Gibin
Crítica à experimentação tradicional no ensino de ciências e a importância do erro no processo de ensino e aprendizagem PDF
Matheus A. B. Zytkuewisz, Amadeu M. Bego
Concepções de licenciandos sobre o uso de debates em aulas de química PDF
Maisa H. Altarugio


ISSN: 1984-8625