Uso das ferramentas metodológicas Scratch e Chemsketch para o ensino de fórmulas químicas para alunos com TEA

Autores

  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira IFSP-JCR
  • Bianca Estrela Montemor Abdalla França Camargo IFSP-JCR
  • Alexssandro Ferreira da Silva IFSP-JCR
  • Lyan Lisboa de Souza IFSP-JCR

Palavras-chave:

TEA, inclusão, Scratch, Ensino, Química

Resumo

A escola desempenha um papel importante no desenvolvimento acadêmico e social do estudante, pois é um espaço de diversidade, mas ainda se faz necessária uma reflexão sobre a inclusão, considerando o processo histórico brasileiro exclusivo aos grupos neurotípicos. Assim, este projeto visa utilizar as Ferramentas Computacionais Scratch e Chemsketch para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de uma estudante com TEA, na área da química dos compostos de carbono. O projeto foi desenvolvido em programa gráfico e posteriormente exportado para o programa Scratch, onde ocorreu a programação em blocos. Em todas as fases de desenvolvimento, foram solicitadas adaptações de uma aluna com TEA, nível de suporte 1, a fim de torná-lo o mais adequado e acessível para este público. O projeto demonstrou que a utilização das tecnologias computacionais melhora a qualidade de vida e facilita o acesso ao conhecimento acadêmico para indivíduos com TEA.

Referências

NYLAND, Joana Josiane Andreotti Oliveira Lima et al. O uso das tecnologias no desenvolvimento de crianças com o TEA. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista – SP, v. 11, n. 3, p. (1-8), fev. 2022. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26629. Acesso em: 15/06/2023.

OLIVEIRA, Mary Jécksam da Conceição; DA SILVA, Jardiene Manuela Santos. TEA: um panorama a partir da Revista Brasileira de Educação Especial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2, 2016, Campina Grande-PB. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2016. p. 1-6. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23305. Acesso em: 15/06/2023.

SANTANA, Gustavo; BENITEZ, Priscila; MORI, Rafael Cava. Ensino de Química e Inclusão na Educação Básica: mapeamento da produção científica nacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte-MG, v. 21, p. (1-27), jun., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u475501. Acesso em: 27/06/2023.

SOUZA, Lyan Lisboa de et al. Módulo 2 Química Orgânica. Plataforma Scratch, Jacareí-SP, 22 set. 2023. Disponível em: https://scratch.mit.edu/projects/863215407.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ)