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Uma análise das influências da Contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal de Educação a partir do caso do IFF

Autores

Palavras-chave:

, Formação Humana Integral, Instituto Federal Fluminense

Resumo

Após a promulgação da Lei n° 13.415/2017, conhecida como a Lei da "Reforma" do Ensino Médio, inúmeros problemas foram trazidos para a educação pública brasileira, dentre eles uma nova disposição curricular. Nesse sentido, objetivamos analisar como a referida Lei e os dispositivos legais suscitados por ela influenciam direta ou indiretamente a rede federal de educação, que se acreditava estar "intocada" por essa "reforma". Para tanto, utilizando como base o materialismo histórico-dialético, realizamos uma breve contextualização sociopolítica e histórica da referida lei, a fim de entender sua construção e implicações. Além disso, nos debruçamos sobre o NEM e suas possíveis influências nas DCNEPT e, portanto, na reformulação dos PPC do Instituto Federal Fluminense, nosso locus de pesquisa. Como esperado, encontramos nos PPC analisados: redução de carga horária do Núcleo Básico com exclusão ou diminuição massiva da carga horária de disciplinas como Filosofia e Sociologia. Com esses resultados, percebemos influência do NEM na reformulação dos PPC e como isso já está se mostrando extremamente problemático: impedir a formação humana integral de nossos/as estudantes, promovendo a captura de suas subjetividades em prol do projeto societário do capital em tempos de crise em um contexto de capitalismo dependente.

Biografia do Autor

Matheus Rufino Castro, Colégio Pedro II

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente, é Professor EBTT - Educação Física do Colégio Pedro II, Campus Duque de Caxias, e coordena o Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA)/CPII.

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Publicado

2024-11-18

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Edição

Seção

III Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste (SIMEPT)