Sulfonação de macromoléculas como tema gerador para construção de uma “Célula Curricular”: uma proposta de integração de áreas da Química para o Ensino Médio Integrado

Autores

  • Altamiro Xavier de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Sertãozinho PPGBIOCOMB / UFU / UFVJM
  • Paulo Sergio Calefi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Sertãozinho
  • Gabriel Badagnani de Carvalho PPGMQ-MG Depto de Química - Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Camila Medeiros Vianna Depto de Química - Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Luís Carlos de Morais Depto de Química - Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Daniel Pasquini Instituto de Química - Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Marcelo Firmino de Oliveira Departamento de Química da FFCLRP - Universidade de São Paulo – USP
  • Leandro OKa-Duarte

Palavras-chave:

Sulfonação, Macromoléculas, Biocombustível, Ensino Médio Integrado, Célula Curricular

Resumo

Algumas reações químicas, por mais simples que possam parecer, apresentam segredos e potencial para aplicação que superam as expectativas tradicionais. Nesta proposta, a reação de sulfonação de compostos aromáticos é trabalhada, tendo a Integração como ferramenta, na perspectiva de aplicação no curso Técnico de Química Integrado ao Ensino Médio, como tema gerador na construção de uma “célula curricular” que abrange diversas disciplinas da Química. Isso se concretiza ao se relacionar Química Orgânica, Analítica, Instrumental, Ambiental e conceitos como cidadania, visão sistêmica e responsabilidade pessoal e coletiva. Neste contexto, é abordado o uso de materiais e reagentes comuns de laboratório, na transformação de macromoléculas como polímeros novos ou reutilizados, lignina e carvão – que geralmente podem ser obtidos a partir de resíduos lignocelulósicos. Estes produtos apresentam enorme potencial na utilização tecnológica, que aqui é usado na preparação de catalisadores para produção de biodiesel, permitindo também que o aluno inicie conhecimentos associados aos equipamentos e técnicas envolvidas, como por exemplo o uso da Cromatografia Gasosa e da Cromatografia de Camada Delgada, conforme a necessidade. A diversidade de materiais e de condições experimentais podem ser exploradas para trabalhar conceitos fundamentais da Química enquanto Ciência e responsabilidade dos químicos enquanto membros da coletividade humana.

Referências

ARAÚJO, A. C., SILVA, C. N. N. (Org.) Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.
AUD, B. N.; LOURENÇO, G. A.; DOURADO, L. Y. O.; ASSUNÇÃO, R. M. N. Polipropileno através da introdução de grupos sulfônicos para aplicação como catalisador em reações de esterificação. Química Nova, v. 44, nº 4, p. 415-424, 2021. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170690
AVCI, A. H.; VAN GOETHEM, C.; RIJNAARTS, T.; SANTORO, S.; AQUINO, M.; DI PROFIO, G.; VANKELECOM, I. F. J.; DE VOS, W. M.; FONTANANOVA, E.; CURCIO, E. Tuning the Electrochemical Properties of Novel Asymmetric Integral Sulfonated Polysulfone Cation Exchange Membranes. Molecules, v 26, p. 265, 2021. doi.org/10.3390/molecules26020265
BASHIR, M. A.; WU, S.; ZHU, J.; KROSURI, A.; KHAN, M. U.; AKA, R. J. N. Recent development of advanced processing technologies for biodiesel production: A critical review. Fuel Processing Technology, v. 227, p. 107120, 2022. https://doi.org/10.1016/j.fuproc.2021.107120
CHÃ, M. S. V.; BITTENCOURT, P. P.; SENA, M. E.; PAREDES, M. L. L.; MOREIRA, G. F.; REIS, R. A. Synthesis and Characterization of Sulfonated Poly(ether imide) with Higher Thermal Stability and Effect on CO2, N2, and O2 Permeabilities. Materials Research, v. 17(3), p. 714-719, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14392014005000012
CIAMPONI, F. E.; PROCÓPIO, D. P.; MURAD, N. F.; FRANCO, T. T.; BASSO, T. O.; BRANDÃO, M. M. Multi-omics network model reveals key gene associated with p-coumaric acid stress response in an industrial yeast strain. Scientific Reports 12, 22466, 2022. https://doi.org/10.1038/s41598-022-26843-2

COLOMBO, R.; ALMEIDA, M. A.; COATTI, L. GHANI, Y. A. Desenvolvimento de carvão ativado a partir de bagaço de cana-de-açúcar e sua aplicação na adsorção de ácido orgânico. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research. v. 4, n. 3, p. 2955-2965, 2021.
CORRÊA, A. G.; OLIVEIRA, K. T.; PAIXÃO, M. W.; BROCKSOM, T. J. Química orgânica experimental: uma abordagem de química verde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
DE ASSUNÇÃO, R. M. N.; ROYER, B.; OLIVEIRA, J. S.; RODRIGUES-FILHO, G.; MOTTA, L.A.C. Synthesis, Characterization, and Application of the Sodium Poly(styrenesulfonate) Produced from Waste Polystyrene Cups as an Admixture in Concrete. Journal of Applied Polymer Science, v. 96, p. 1534–1538, 2005. doi: 10.1002/app.21528
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2009.
DING, J.; QU, S.; LV, E.; LU, J.; YI, W. Mini Review of Biodiesel by Integrated Membrane Separation Technologies That Enhanced Esterification/Transesterification. Energy & Fuels, v. 34 (12), p. 15614-15633, 2020. doi: 10.1021/acs.energyfuels.0c03307
DOS SANTOS, P. S. B.; ERDOCIA, X.; GATTO, D. A.; LABIDI, J. Characterisation of Kraft lignin separated by gradient acid precipitation. Industrial Crops and Products, v. 55, p. 149-154, 2014. https://doi.org/10.1016/j.indcrop.2014.01.023
GUHATHAKURTA, S.; MIN, K. Influence of crystal morphology of 1H-1,2,4-triazole on anhydrous state próton conductivity of sulfonated bisphenol A polyetherimide based polyelectrolytes. Polymer, 50, p. 1034-1045, 2009. doi: 10.1016/j.polymer.2008.12.035
KARANFIL, T., KILDUFF, J. E. Role of Granular Activated Carbon Surface Chemistry on the Adsorption of Organic Compounds. 1. Priority Pollutants. Environmental Science & Technology, 33(18), p. 3217-3224, 1999.
KHOMEIN, P.; KETELAARS, W.; LAP, T.; LIU, G. Sulfonated aromatic polymer as a future proton exchange membrane: A review of sulfonation and crosslinking methods. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 2020. https://doi.org/10.1016/j.rser.2020.110471
KNOTHE, G., VAN GERPEN, J., RAMOS, L. P., Manual de biodiesel, Edgard Blücher, 2005.
KUCERA, F.; JANCAR, J. Homogeneous and Heterogeneous Sulfonation of Polymers: A Review. Polymer Engineering and Science, v 38. no 5, p 783-792, 1998.
KURZWEIL, P. CAPACITORS | Electrochemical Double-Layer Capacitors: Carbon Materials. Encyclopedia of Electrochemical Power Sources, 634–648, 2009. DOI:10.1016/B978-044452745-5.00353-1
LANDI, F. R. (coordenador) Produção de etanol utilizando bactéria recombinante. Revista FAPESP, nº 30, p. 12, abril, 1998.
LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.
LIMA, A. P.; VIEIRA, A. T.; AUD, B. N.; BATISTA, A. C. F.; MORAIS, L. C.; FARIA, A. M.; ASSUNÇÃO, R. M. N.; PASQUINI, D. Esterification of oleic acid employing sulfonated polystyrene and polysulfone membranes as catalysts. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 31(3), e2021027, 2021. https://doi.org/10.1590/0104-1428.20210067
MAAFA, I. M. Biodiesel Synthesis from High Free-Fatty-Acid Chicken Fat using a Scrap-Tire Derived Solid Acid Catalyst and KOH. Polymers, v. 14, p. 643, 2022. https://doi.org/10.3390/ polym14030643
MAHIMAI, B. M.; SIVASUBRAMANIAN, G.; SEKAR, K.; KANNAIYAN, D.; DEIVANAYAGAM, P. Sulfonated poly(ether ether ketone): eficiente ion-exchange polymer electrolytes for fuel cell applications – a versatile review. Mater. Adv., 3, p. 6085-6095, 2022. DOI: 10.1039/d2ma00562j
MOLINA-SAORÍN, J.; VALLEJO, M.; ILLÁN, N. A integração curricular e as respostas a diversidade do alunado. Revista Tópicos Educacionais, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, n.1, p. 88-114, 2016.
MOOD, S. H.; GOLFESHAN, A. H.; TABATABAEI, M.; JOUZANI, G. S.; NAJAFI, G.H.; GHOLAMI, M.; ARDJMAND, M. Lignocellulosic biomass to bioethanol, a comprehensive review with a focus on pretreatment, Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 27, p. 77- 93, 2013.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem, 2ª Ed. São Paulo: EPU, 2019.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª Ed.. Brasília: Unesco, 2000.
NACHILUK, K. Alta na Produção e Exportações de Açúcar Marcam a Safra 2020/21 de Cana. Análises e Indicadores do Agronegócio, São Paulo, v. 16, n. 6, p. 1-5, jun. 2021. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/TerTexto.php?codTexto=15925. Acesso em: 17/03/2023.
OLIVEIRA, F. S. Integração curricular e formação integral a partir do filme Clube de Compras Dallas. 2019. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Sertãozinho (SP), 2019.
PALADINO, O.; NEVIANI, M. Sustainable Biodiesel Production by Transesterification of Waste Cooking Oil and Recycling of Wastewater Rich in Glycerol as a Feed to Microalgae. Sustainability, v. 14, p. 273, 2022. https:// doi.org/10.3390/su14010273
PINTO, B. P.; SANTA MARIA, L. C.; SENA, M. E. Sulfonated poly(ether imide): A versatile route to prepare functionalized polymers by homogenous sulfonation. Materials Letters, v. 61, p. 2540-2543, 2007. doi:10.1016/j.matlet.2006.09.060
PIUNTI, J., SOUZA, A. X., HORTA, P. Integração curricular organizada por 'células' em trilhas formativas. In: ARAÚJO, A. C., SILVA, C. N. N. (Org.), Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998.
SHUKLA, A. K.; ALAM, J.; ALHOSHAN, M. Recent Advancements in Polyphenylsulfone Membrane Modification Methods for Separation Applications. Membranes, 12, 247, 2022. https://doi.org/10.3390/membranes12020247
SOLOMONS, T. W. G.; FRYHLE, C. B. Química Orgânica. Volume 2. Tradução e revisão técnica AFONSO, J. C. [et al.], 10ª Ed.. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
SOUZA, A. X.; DINIZ, E. M. L. P.; OLIVEIRA, F. S.; PARON, M. E.; CALEFI, P. S. A experiência do IFSP – Campus Sertãozinho na construção e aplicação de uma sequência didática no modelo de “células curriculares” para o Ensino Médio Integrado. In: V JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO (V JORNEDUC), 2020, Curitiba (PR) Evento Online, Anais…DOI: 10.29327/vjorneduc.249963
SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, Rio Grande do Norte. v. 5, p.182-200, 2015.
SYAZWANI, O. N.; RASHID, U.; MASTULI, M. S.; TAUFIQ-YAP, Y. H., Esterification of palm fatty acid distillate (PFAD) to biodiesel using Bi-functional catalyst synthesized from waste angel wing shell (Cyrtopleura costata). Renewable Energy, 131, p. 187-196, 2019.
U.S.D.A. Oilseeds and Products Annual. Disponível em: https://www.fas.usda.gov/data/brazil-oilseeds-and-products-annual-6 acesso em 08 de set 2022.
VLNIESKA, V.; MUNIZ, A. S.; OLIVEIRA, A. R. S.; CÉSAR-OLIVEIRA, M. A. F.; KUNKA, D. Synthesis and Chemical Functionalization of Pseudo-Homogeneous Catalysts for Biodiesel Production-Oligocat. Polymers, v. 14 (19), 2022. https://doi.org/10.3390/polym14010019
WOLSKA, J.; WALKOWIAK-KULIKOWSKA, J. On the sulfonation of fluorinated aromatic polymers: Synthesis, characterization and effect of fluorinated side groups on sulfonation degree. European Polymer Journal, 129, 2020. https://doi.org/10.1016/j.eurpolymj.2020.109635

Downloads

Publicado

2024-01-22

Edição

Seção

Ensino de Química