Curso de Bases Teórico-Metodológicas da Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta dialógica de disseminação do conhecimento
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, formação profissional, Bakthin, curso de extensão, MOOC/MOODLE.Resumo
A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional que prepara o ser humano para a atuação consciente perante a sociedade e o mundo do trabalho. A partir da percepção de que muitos profissionais não estão completamente cientes de suas bases teórico-metodológicas, este trabalho objetiva formar o corpo profissional atuante nas instituições de EPT, desenvolvendo, como produto educacional, um curso de extensão, em plataforma MOODLE, no formato MOOC (curso massivo aberto online). O curso contextualiza esses profissionais das bases conceituais da EPT para seu reconhecimento e aplicação no ambiente laboral. No curso, para a composição das atividades teóricas, foram utilizadas as bases teórico-metodológicas da EPT com estudos de Marx, (2013), Moura (2008), Frigotto (2007), Ramos (2014), Demo (2008), Ciavatta (2005), Saviani (2002, 2007), dentre outros, em relação teórico-metodológica dialógica com os estudos do Círculo de Bakhtin. Entre as atividades práticas, utilizamos recursos do Moodle, como fórum e tarefas, com produção de videoaulas e podcasts. O que se almeja é que o curso ajude no desenvolvimento do profissional que atua na instituição escolar e que este compreenda a dimensão social e educacional na qual está inserido, por meio da apreensão de saberes que enriquecerão a sua práxis cotidiana no trabalho.Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão; rev. trad. Marina Appenzeller. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKTHIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 1ª ed., 2016.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução. 3.ed. R. J.: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L9394.htm>. Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. CNE. CEB. Resolução n.° 06. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Brasília, 20 de setembro de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992. Acesso em: 07 jul. 2022
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio: CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa. ed. 9. Campinas: Editores Associados, 2008.
FRIGOTTO, G. A Relação da Educação Profissional e Tecnológica com a Universalização da Educação Básica. Educação & Sociedade, Campinas. Vol. 28, n. 100, especial, p. 1129 - 1152, out. 2007. Disponível em: <www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 17 set. 2021.
FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEPAP-Salvador, jan./abr.2009.
MARX, K. O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, 2008.
MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, p. 1-27, 2007. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110>. Acesso em: 15 dez. 2021.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional [recurso eletrônico] / Marise Nogueira Ramos. – Dados eletrônicos (1 arquivo: 585 kilobytes). – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica; v. 5). Disponível em: <https://curitiba.ifpr.
edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7 %C3%A3o-profissional.pdf>. Acesso em: 17 set. 2021.
SAVIANI. D. O Choque Teórico da Politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde [online]. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz. v. 1, n. 1, p. 131-152, mar. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/?lang=pt> . Acesso em: 17 set. 2021.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras.Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt>. Acesso em: 15 dez. 2021
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
VOCACIONAL- Uma aventura humana. Direção: Toni Ventura. Produção: Marc
Dourdin. Brasil: Olhar Imaginário, 2011. Documentário. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=nJvR5DyYBOU&t=3989s >. Acesso em: 03 jul
2022.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, 373p.
BAKTHIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 1ª ed., 2016.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução. 3.ed. R. J.: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L9394.htm>. Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. CNE. CEB. Resolução n.° 06. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Brasília, 20 de setembro de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992. Acesso em: 07 jul. 2022
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio: CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa. ed. 9. Campinas: Editores Associados, 2008.
FRIGOTTO, G. A Relação da Educação Profissional e Tecnológica com a Universalização da Educação Básica. Educação & Sociedade, Campinas. Vol. 28, n. 100, especial, p. 1129 - 1152, out. 2007. Disponível em: <www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 17 set. 2021.
FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEPAP-Salvador, jan./abr.2009.
MARX, K. O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, 2008.
MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, p. 1-27, 2007. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110>. Acesso em: 15 dez. 2021.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional [recurso eletrônico] / Marise Nogueira Ramos. – Dados eletrônicos (1 arquivo: 585 kilobytes). – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica; v. 5). Disponível em: <https://curitiba.ifpr.
edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7 %C3%A3o-profissional.pdf>. Acesso em: 17 set. 2021.
SAVIANI. D. O Choque Teórico da Politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde [online]. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz. v. 1, n. 1, p. 131-152, mar. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/?lang=pt> . Acesso em: 17 set. 2021.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras.Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt>. Acesso em: 15 dez. 2021
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
VOCACIONAL- Uma aventura humana. Direção: Toni Ventura. Produção: Marc
Dourdin. Brasil: Olhar Imaginário, 2011. Documentário. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=nJvR5DyYBOU&t=3989s >. Acesso em: 03 jul
2022.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, 373p.
Downloads
Publicado
2023-10-30
Edição
Seção
Fluxo contínuo