Ensino por meio de problemas: reflexões à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Vinicius Machado UTFPR, Câmpus Ponta Grossa
  • Vitor Otávio Ochoski Machado UTFPR, Câmpus Ponta Grossa
  • Pedro Leineker Ochoski Machado UTFPR, Câmpus Ponta Grossa

Resumo

Apresenta-se nesse trabalho reflexões baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa sobre o ensino de Física por meio de problemas. Inicialmente define-se o que é um problema e se estabelece a sua diferença em relação a um exercício. Na sequência busca-se justificar a importância do uso de problemas enquanto material de ensino potencializador de aprendizagem significativa. E, por fim, é feita a análise do enunciado e o processo de resolução de um problema. Nessa análise busca-se verificar se o problema em questão cumpre com a sua finalidade de potencializar a aprendizagem significativa ao se observar as suas etapas: o enunciado, a interpretação do enunciado e o processo de resolução.

Biografia do Autor

Vinicius Machado, UTFPR, Câmpus Ponta Grossa

Docente do Departamento Acadêmico de Física da UTFPR, Câmpus Ponta Grossa, especialista em Metodologia do Ensino Tecnológico (CEFET-PR) e Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR), membro do Grupo de Pesquisa GESFA (Grupo de Estudos em Física Aplicada).

Vitor Otávio Ochoski Machado, UTFPR, Câmpus Ponta Grossa

Técnico em Mecânica, Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia Mecânica (UTFPR), membro do Grupo de Pesquisa GESFA (Grupo de Estudos em Física Aplicada).

Pedro Leineker Ochoski Machado, UTFPR, Câmpus Ponta Grossa

Técnico em Agroindústria,  Engenheiro Mecânico, mestrando em Engenharia Mecânica (UTFPR), membro do Grupo de Pesquisa GESFA (Grupo de Estudos em Física Aplicada).

Referências

ABRANTES, P. Um (bom) problema (não) é (só).... Revista Educação e Matemática, Lisboa, v. 8, pg. 07 – 10 e 35, 1989.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Moraes, 1982.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.
BUCHWEITZ, B. Aprendizagem Significativa: ideias de estudantes concluintes de curso superior. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v.6, n.2, p. 133-141, 2001.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Peniche, p. 243-252, 2000.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A.O Papel da Modelagem Mental dos Enunciados na Resolução de Problemas em Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 1, março, 2002.
FÁVERO, M. H.; SOUSA, C. M. S. G. A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, Brasil, v. 6, n. 2, p. 143 - 196, 2001.
GARRET, R. Resolución de problemas y creatividad: implicaciones para el currículo de ciencias. Revista Enseñanza de las Ciencias, vol.6, n.3, p. 224-230, 1988.
GARRET, R. Didáctica de las Ciencias Experimentales. Revista Alambique, vol. 5, p. 6-15. 1995.
GAULIN, C. Tendencias actuales de la resolución de problemas. Revista Sigma, n.19, p. 51-63, 2001.
GURUCEAGA, A.; GONZÁLES GARCIA, F. Aprendizaje Significativo Y Educación Ambiental: análisis de los resultados de una práctica fundamentada teoricamente. Revista Ensenanza de las Ciências, v.22, n.1, p.115-136, 2004.
LUCERO, I. ; et al. El Análisis Cualitativo em la Resolucion de Problemas de Fisica y su Influencia em el Aprendizaje Significativo. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v.2, n1. p. 85-96, 2006.
MACHADO, V.; ENRIQUE, C.M.: MACHADO, P.L.O. O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada, Ponta Grossa, v. 3, n.2, p. 19-34, nov./dez. 2016.
MACHADO, V.; OLIVEIRA, F. M. A Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões potencializa a Aprendizagem Significativa? Revista Iluminart, P. 42-53, n.12, 2014.
MACHADO, V.; PINHEIRO, N. A. M. Investigando a Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia. Revista Ciência & Educação, vol. 16, n. 02, p. 525-542,2010.
MOREIRA, M. A. Modelos mentais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v.1, n.3, p.193-232, 1996.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Peniche, Lisboa, p. 33-45, com o título original de Aprendizagem significativa subversiva, setembro de 2000.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha, setembro de 2006.
PRAIA, J. F. Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidências no ensino. Teoria da aprendizagem significativa. Peniche, Portugal, p. 121-134, 2000.
SÁNCHEZ, P. El proceso de modelado en la resolución de un problema: un estudio de caso. Memorias de la XIV REF XIV. Bariloche, Argentina. 2005.
SÁNCHEZ, P. Las Representaciones Mentales en la Resolución de Problemas de Mecánica Clásica.Tesis de Doctorado. Facultad de Psicología. Madrid: UNED. 2011
TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Revista Ciências & Cognição, v. 13, n.1, p. 94-100, 2008.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa. Revista Conceitos, n. 10, p. 55-60, João Pessoa, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos Científicos