Perfis e motivações de estudantes de cursos de Licenciatura em Química: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Tarso B. Ferrari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Beatriz S. C. Cortela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Formação de professores de química, perfis e motivações, expectativas profissionais.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico a respeito da temática atratividade da carreira docente, buscando traçar um perfil dos licenciandos em Química de algumas universidades brasileiras, bem como apresentar suas motivações para a escolha do curso e para o exercício da docência na educação básica. Pelos resultados obtidos num primeiro levantamento, realizado em algumas universidades que oferecem o curso, foi possível obter um desenho do provável perfil dos licenciandos, sendo estes em sua maioria do sexo feminino, trabalhadores e oriundos da educação básica pública. Foi possível observar que os principais motivos que os levam aos cursos de Licenciatura em Química é o fato de o curso ser noturno, o gosto pela química e a não aprovação em cursos de maior status social. Com relação as expectativas profissionais, a maioria dos estudantes dos cursos de licenciatura não quererem atuar como professores na rede básica de ensino e sim no ensino superior ou nas indústrias.

Referências

BEGO, A. M.; FERRARI, T. B. Por que escolhi fazer um curso de licenciatura? Perfil e motivação dos ingressantes da UNESP. Revista Química Nova, v. 41, n. 4, p. 457-467, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação anuncia medida para formação de professores. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/03/governo-federal-vai-estimular-formacao-complementar-de-professores-da-rede-publica>. Acessado em jul. 2017.
BRASIL. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf>. Acessada em jul. 2017.
FRANCISCO JR, W.E.; PATERNELE, W.S.; YAMASHITA, M. A formação de professores de química no Estado de Rondônia: Necessidades e apontamentos. Revista Química Nova na Escola, v. 31, n. 2, p. 113-122, mai. 2009.
GATTI, B. A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil, 1a ed., São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009.
MAZZETTO, S. E.; BRAVO, C. C.; CARNEIRO, S. Licenciatura em química da UFC: perfil sócio-econômico, evasão e desempenho dos alunos. Revista Química Nova, v. 25, n. 6B, 1204-1210, 2002.
MILARÉ, T.; WEINERT, P. L. Perfil e perspectivas de estudantes do curso de licenciatura em química da UEPG. Revista Química Nova, v. 39, n. 4, 522-529, 2016.
SÁ, C. S. S.; SANTOS, W. L. P. Motivações para a carreira docente e a construção de identidades: o papel dos pesquisadores em ensino de química. Revista Química Nova, v. 39, n. 1, p. 104-111, 2016.
VIANNA, J. F.; AYDOS, M. C. R.; SIQUEIRA, O. S. Curso noturno de Licenciatura em Química – uma década de experiências na UFMS. Revista Química Nova, v. 20, n.2, p. 213-218, 1997.

Downloads

Publicado

2018-12-23