Concepção de alunos da pós-graduação sobre aspectos da Natureza da Ciência: a Ciência é imutável ou é influenciada por agentes externos?

Autores

  • Ettore P. Antunes Universidade Federal do Amazonas - professor
  • Bruno R. Moreira Universidade Federal de São Carlos - licenciando em Química
  • Luiz H. Ferreira Universidade Federal de São Carlos - Professor

Palavras-chave:

Ensino, Epistemologia, Concepção.

Resumo

A partir das ideias sobre Natureza da Ciência, foram realizadas entrevistas com 20 alunos de um programa de pós-Graduação em Química sobre dois eixos: o conhecimento científico é mutável? E o cientista é influenciado por agentes externos à Ciência? A maioria dos alunos apresentaram concepções inadequadas frente à primeira questão e adequadas frente à segunda. Isso pode estar relacionado à falta de discussões sobre os fundamentos da ciência durante os cursos de graduação e pós-graduação.

Biografia do Autor

Ettore P. Antunes, Universidade Federal do Amazonas - professor

Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química, atualmente é professor na UFAM e tem interesse na área de Educação Químca em intersecção a História e Filosofia da Ciência.

Bruno R. Moreira, Universidade Federal de São Carlos - licenciando em Química

Licenciando em Química na UFSCar e IC em Ensino de Química

Luiz H. Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - Professor

É Professor Associado IV do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos e tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. Coordena as atividades do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ/UFSCar) e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos e experimentação para o ensino.

Referências

ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é História da Ciência. São Paulo: Editora Brasiliense, (Coleção Primeiros Passos, v. 286), 1994.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa : Edições 70, 2009.
GIL-PEREZ, D.; et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. v. 4, n.3, p. 197-211, 1999.
LEDERMAN, N. G.; et al. View od nature of Science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment of learners' conceptions. Journal of Research inScience Teaching, v. 39, n.6, p. 497-521, 2002.
LEDERMAN, N. G. Nature of Science: Past, Present and Future. In. ABELL, S & LEDERMAN, N. G. Handbook os research in Science Education. New York: Routledge, 2007.
MOREIRA, M. A.; et al. “História e epistemologia da física” na licenciatura em física: uma disciplina que busca mudar concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 29, n.1, p. 127-134, 2007.
MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência. v. 7, n.1, p. 32-46, 2014.
OKI, M. da C. M. & MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação. v. 14, n.1, p. 67-88, 2008.
OLEQUES, L. C.; et al. Reflexões acerca das diferentes visões sobre a natureza da ciência e crenças de alunos de um curso de ciências biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n.1, p. 110-125, 2013.
SILVA, B. V. da C. A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education. v. 4, n.3, p. 620-627, 2010.
TEIXEIRA, E. S.; et al. A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 529-556, 2009
TOBALDINI, B. G.; et al. Aspectos sobre a natureza da ciência apresentados por alunos e professores de licenciatura em ciências biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 10, n.3, p. 457-480, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-21