Fazer ciência significa simplificar os problemas? Concepções de alunos de graduação e pós-graduação em Química de uma IFES pelo olhar bachelardiano

Autores

  • Ettore P. Antunes Universidade Federal do Amazonas - Professor Efetivo
  • Luiz H. Ferreira Universidade Federal de São Carlos - Docente

Palavras-chave:

Ensino, Epistemologia, Bachelard, Concepção.

Resumo

A partir das discussões de Bachelard sobre a complexidade do conhecimento no espírito científico contemporâneo, em contraposição ao modelo analítico de Descartes, foram realizadas entrevistas com 30 alunos de pós-graduação e aplicados questionários em 197 alunos de graduação, ambos da Química, com o propósito de compreender a concepção desses sujeitos sobre esse tema. Apenas 10% dos pós-graduandos apresentaram concepções adequadas sobre a complexidade da Ciência e no geral os graduandos apresentaram concepções confusas e mal refletidas. Assim, foi possível detectar que as concepções não se modificam significativamente considerando o tempo que os alunos estão na Universidade.

Biografia do Autor

Ettore P. Antunes, Universidade Federal do Amazonas - Professor Efetivo

Mestre em Química (Físico-Química) e Doutor em Química na área de Ensino de Química. Atualmente docente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus. Têm interesse em pesquisas na intersecção entre as áreas da História, Filosofia, Psicologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Química.

Luiz H. Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - Docente

É Professor Associado IV do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos e tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. Coordena as atividades do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ/UFSCar) e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos e experimentação para o ensino

Referências

BACHELARD, Gaston. O Racionalismo Aplicado. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1977.
____________ O Novo Espírito Científico. In: Os Pensadores: Bachelard. São Paulo : Editora Abril Cultural, 1979a.
____________ A Filosofia do Não. in: Os Pensadores: Bachelard. São Paulo : Editora Abril Cultural, 1979b.
____________ A Formação do Espírito Científico: contribuição para a psicanálise do conhecimento. São Paulo : Ed. Contraponto, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa : Edições 70, 2009.
CACHAPUZ, A. ; et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.
LARENTIS, A. L.; et al. Obstáculos epistemológicos entre pós-graduandos de bioquímica. Ciência & Cognição, v. 19. n. 2, p. 79 - 97, 2012.
OlIVEIRA, O. B.; GOMES, H. J. P. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciência & Cognição. v. 12, p. 96-109, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-21