Contribuições da utilização de um viveiro de mudas como apoio a pesquisa como principio educativo para as aulas de biologia no Ensino Médio.

Autores

  • Aguinaldo Lucio dos Santos IFSP- CAMPUS SERTÃOZINHO
  • Márcio José dos Reis IFSP- CAMPUS SERTÃOZINHO

Palavras-chave:

Ensino Médio, Pesquisa, Sequência didática, Viveiro de mudas.

Resumo

Este artigo explora a aplicação de um viveiro de mudas como recurso educacional no Ensino Médio, destacando uma sequência didática focada na germinação, cuidados e plantio de mudas, oferecendo insights sobre o planejamento, os métodos e os benefícios da utilização de um viveiro de mudas como recurso educacional, tornando mais fácil para outros educadores adaptarem ou desenvolverem atividades relacionadas. A abordagem prática e interdisciplinar promove a aprendizagem ativa dos estudantes, desenvolvendo habilidades práticas, conscientização ambiental e responsabilidade social. Além disso, a pesquisa é promovida como um princípio educativo fundamental, permitindo que os estudantes se tornem investigadores do próprio conhecimento. Os resultados da pesquisa demonstram um aumento notável na curiosidade, habilidades práticas e conscientização ambiental dos alunos, além de incentivá-los a se envolver ativamente na comunidade local. Este estudo destaca a importância de promover a pesquisa como um princípio educativo central no Ensino Médio, preparando os alunos para enfrentar desafios de maneira crítica e construtiva.

Biografia do Autor

  • Aguinaldo Lucio dos Santos, IFSP- CAMPUS SERTÃOZINHO
    Ciências Biológicas, área educacional.
  • Márcio José dos Reis, IFSP- CAMPUS SERTÃOZINHO
    Química ; educacional.

Referências

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Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Fluxo contínuo