Avaliação das salas de aula do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana de acordo com a NBR 9050: construção de instrumento medida e estudo de caso
Palavras-chave:
Acessibilidade, Avaliação, Salas de aulaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a acessibilidade nas salas de aula do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Aquidauana, a partir da ABNT NBR 9050 – que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e estabelece critérios e parâmetros técnicos. A natureza da pesquisa é qualitativa, onde os procedimentos incluem: (i) a produção do instrumento de avaliação (checklist) voltado para sala de aula, e (ii) um estudo de caso aplicado ao IFMS – Campus Aquidauana. Foram realizadas visitas às salas de aula, assim como registros fotográficos dos itens que não estavam em conformidade com os critérios definidos no checklist. Os resultados apontam para a necessidade de transformações no ambiente construído das salas de aula para atender os níveis mínimos de acessibilidade.Referências
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Publicado
16-09-2025
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Fluxo contínuo
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