A PINTURA: UMA CHAVE INTERPRETATIVA PARA O ROMANCE GUZMÁN DE ALFARACHE
Palavras-chave:
Guzmán deAlfarache, Mateo Alemán, pícaro, pinturaResumo
Neste artigo, buscamos estudar duas passagens do romance picaresco Guzmán de Alfarache, de Mateo Alemán (1547-1615?), nas quais o narrador-personagem relata dois episódios que envolvem a pintura do quadro de um cavalo e tais episódios são essenciais para que o leitor possa desvendar as artimanhas do protagonista, o qual tenta cunhar a imagem de um pecador arrependido, mas, verdadeiramente, ele é um mentiroso, cuja única meta é manter intacta sua liberdade e seus próprios interesses.Referências
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GONZÁLEZ, Mario M. A saga do anti-herói. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
MENEGAZZO, Maria Adélia. O olhar pós-moderno e a poética do recorte. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista, Assis, 1996.
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