A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERSONALISTA COMO CAMINHO PARA A UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • Verônica do Couto Abreu Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Vera de Souza Paracampo Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

personalismo, educação, pessoa

Resumo

O presente artigo discute sobre educação numa perspectiva transformadora tendo como fundamento o pensamento de Emmanuel Mounier e seu personalismo ético que discutia o significado da pessoa humana não somente na sua individualidade e singularidade, amas, sobretudo na noção de pessoa quando se projeta ao outro e ao mundo, tornando-se um nós, um élan comunitário, intersubjetivo, transcendental e concreto. Sua proposta de educação pauta-se na valorização da pessoa no sentido de despertá-la para ter seu olhar e seu ser direcionado para o mundo e não como algo que aprisiona e adestra a pessoa para o conformismo e reprodução burguesa de educação.

Referências

BURKE, Cormac. Personalismo e individualismo. Roma: studi cattolici, n. 396, II, 1994 Campanário. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.
MENDONÇA, K.M.L. Buber e adorno: Deus e o Diabo nos pequenos detalhes. Caminhos Sociológicos na Amazônia. Belém: Universitária, 2002.
___________. Por Novas Relações na Esfera Pública: Ética e Não-Violência. In: Daniel Chaves de Brito; Wilson Jose Barp.
(Org.).
Reflexões Sobre Políticas de Segurança Pública. 1 Ed. Belém: Editora Universitaria UFPA, 2005
MOUNIER, Emmanuel. Introdução aos existencialismos. Tradução de João Bernard da Costa. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1963.
______. Manifesto ao serviço do personalismo. Tradução de Antonio Ramos. Lisboa: Morais, 1967.
______. O personalismo. Lisboa: Martins Fontes, Lisboa, 1964.
RICOEUR, Paul. A região dos filósofos. Tradução de Marcelo Perine e Nicolas Nyimi. Campanário. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.
______. História e verdade. Tradução de F.A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1968.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez Editora, 1983.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS