INTERAÇÕES FAMILIARES E ESCOLARES DE UM ADOLESCENTE DEFICIENTE VISUAL: RELATOS DE UM CASO

Autores

  • Aira Casagrande de Oliveira Calore Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Cristiane Camargo de Oliveira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Roselaine de Oliveira Giusto Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

mpacto da deficiência, interação familiar, desenvolvimento infantil, escola inclusiva

Resumo

Pretende-se com este artigo fazer uma análise do possível impacto da deficiência no sistema familiar em questão sob a luz da terapia familiar sistêmica. Para isso, será apresentado o do relato de um caso de um adolescente com 17 anos aluno da primeira série do Ensino Médio residente em um distrito e matriculado na única escola estadual local com nível médio de escolaridade portador de deficiência visual congênita. Com base neste caso, pode-se concluir que um meio familiar consciente e adaptado e com um auto-conceito da criança/adolescente bem explorado desde as primeiras fases de aquisição na infância devem ser primordiais no trabalho visando um adequado desenvolvimento infantil.

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