VISITA AO COMPLEXO INDUSTRIAL SANITÁRIO DE CATALÃO: INTEGRANDO ENSINO CTSA À VIDA COTIDIANA

Ana Paula Aparecida Borges, Dayane Graciele dos Santos, Camila de Oliveira Borges, Lya Christina da Costa Brito, Eloah da Paixão Marciano, Glauce Michelle Bezerra Carneiro, Simara Maria Tavares Nunes

Resumo


Nos últimos anos ocorreram inovações nos currículos de Química buscando modificar suas metodologias tradicionais de ensino. Estas têm sido substituídas por novas metodologias, como por exemplo, visitas de meio que buscam promover a construção de conhecimentos e a formação cidadã. Este trabalho apresenta o relato de uma parceria Universidade-Escola promovida através do desenvolvimento de um projeto ambiental interdisciplinar. Tal projeto visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando nos mesmos um posicionamento crítico acerca da situação ambiental do local de destinação final do lixo da cidade, buscando incentivar que os alunos discutam, comentem e busquem soluções para a problemática, características estas essenciais para a formação do cidadão. Assim, este relato tem o objetivo de analisar o resultado de um estudo do meio ao Aterro Sanitário da cidade de Catalão-Goiás, que culminou em uma maior motivação dos estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para a problemática. Neste sentido, este trabalho mostra como a escola e a disciplina de Química podem fazer seu papel na construção de uma sociedade crítica.

Palavras-chave


Problemas Sociais e Ambientais; Problemática do Lixo; Formação Cidadã

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em:

htm. Acessado em 19 de outubro de 2009. the fourth IOSTE Simposium. International Journal of Science Education, v.10, n.4, p.357, 1988.

HOLMAN, J. Editor ́s introduction: Science-Tecnology Society Education. International Journal of Science Education, v.10, p.343-345, 1988.

LINSINGEN, J.V., PEREIRA, P.B. Repensando a formação de professores de Ciências numa perspectiva CTSA: algumas intervenções. 1º Congresso Argentino de Estudos Sociais de la ciencia y la tecnologia, p.1, Buenos Aires, 2007. SANTOS, W. L. P. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1996.

SCHNETZLER, R. P. O tratamento do conhecimento químico em livros didáticos brasileiros para o ensino secundário de Química de 1875 à 1978: análise do capítulo de reações químicas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1980.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.