Reflexões sobre o Sujeito Rural e a Ruralidade: o Pensamento Urbano da “Pós- modernidade” e a trajetória da Produção Musical de Expressão Rural

Autores

  • Alonso Bezerra de Carvalho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Tânya Marques Cardoso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

Sujeito R ural, Urbano, Psicologia, Ciências humanas, Música

Resumo

O objetivo desse texto é de problematizar o papel das pesquisas teóricas sobre a realidade humana do Sujeito Rural, em especial na Psicologia, com a finalidade de afirmar sua existência singular no mundo urbanizado de hoje e nas ciências humanas, que supervalorizam a cidade e o sujeito urbano em detrimento do sujeito rural/caipira. Como ferramenta de estudo histórico foi utilizada a Música de temática rural como forma de explicitar a trajetória desses sujeitos, pela ampla acessibilidade que independe de camadas sociais, mas especialmente por seu modo peculiar de operar, de atingir a subjetividade, de expressar sensações e modos de vida.

Referências

ABRAMOVAY, R. Funções e medidas da ruralidade no desenvolvimento contemporâneo. Revista Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro, jan. 2000. Disponível em: http://www.econ.fea.usp.br/abramovay/artigos_cientificos/2000/Funcoes_e_medidas.pdf, acesso em jun 2009.
ALBUQUERQUE, F.J.B. Psicologia social e formas de vida rural no Brasil. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 18, n. 1, abr. 2002 . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n1/a05v18n1.pdf - acesso em jun 2009.
BAUMAN, Z. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
CABRAL, G. Urbanização no Brasil. s/l. Disponível em http://www.brasilescola.com/brasil/urbanizacao-no-brasil.htm, acesso em jun 2009.
CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: ed. 34, 2001.
CARVALHO, M. Coisas da roça: a música sertaneja no cinema. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) – Comunicação. Santos, 2007.
Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/carvalho-marcia-coisas-da-roca.pdf, acesso em jun 2009.
CHAVES, E.A. Lições do caipira. S/l. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=630&pagina=2, acesso em jun 2009.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FURTADO, O. O psiquismo e a subjetividade social. In: BOCK, A.M.B.; GONÇALVES, M.G.M; FURTADO, O. Psicologia Sócio-Histórica. São Paulo: Cortez, 2001, pp. 75 – 930.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.Características gerais dos domicílios. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em http://www.ibge.gov.br/series_estatisticas/tema.php?idtema=6, acesso em jul 2009.
JURAILDES da Cruz, Goiá e Belmonte, Índio Vago e Nonô Basílio, Tião Carreiro e Pardinho e Lourival dos Santos. S/l. Disponível em http://www.boamusicaricardinho.com/index_pri_1.html, acesso em jul. 2009.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS