Da galáxia de Gutenberg à galáxia do ciberespaço: Bakthin, um astro entre dois universos

Autores

  • Samir Mustapha Ghaziri Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Marília

Palavras-chave:

Leitura na tela do computador, Pesquisa escolar na Internet, Teoria da Enunciação

Resumo

Computador, Internet, Ipod, Iphone e TV de alta definição. Estes são apenas alguns dos vários aparatos que nos vem à mente quando pensamos em tecnologia digital. Apesar de serem cinco diferentes mídias, todas elas guardam algumas semelhanças, que são não só de ordem técnica. Parecem possuir uma mesma essência, um mesmo principio e, indo além, nascer de um mesmo mito fundador: o da aceleração e aumento da comunicação e do acesso à informação. Noespaço escolar, a presença de alguns destes aparatos já não é recente. No caso das unidades públicas, nosso alvo de estudo, os computadores e a Internet foram adquiridos no intuito de auxiliar os alunos nas pesquisas escolares; chegaram sob a égide de abri-los o mundo. Passados alguns anos dessa inserção, muito foi escrito, sobretudo a respeito dos modos como o equipamento foi utilizado e seus impactos sobre o ensino e a aprendizagem das diferentes disciplinas. No entanto, as práticas mais primordiais relacionadas à educação escolar ficaram esquecidas, refiro-me a leitura e a escrita. Os estudos a respeito de tais práticas no ambiente digital/virtual são ainda escassos. No texto a seguir discutimos o modo como jovens estudantes utilizam o novo meio para as suas pesquisas escolares, com foco voltado para a compreensão na leitura. A teoria enunciativa da linguagem de Bakthin (2003 e 2004) serviu como principal alicerce teórico do estudo.

Referências

ARENA, D. B. Considerações sobre o estatuto do leitor crítico. In: BARBOSA, R. L. L. (org.). Formação de educadores: artes e técnicas – ciências e políticas. São Paulo: Ed. Unesp, 2006, v.1, p.409 – 422.
ARENA, D. B. Nem hábito, nem gosto, nem prazer. In: MORTATTI, M. do R. L. (org.). Atuação de professores: propostas para ação reflexiva no ensino fundamental. Araraquara: JM Editora, 2003.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal; tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem; tradução Michel Lahud & Yara Frateschi Viera. Editora Hucitec: São Paulo, 2004.
BARROS, D. L. de. Dialogismo, Polifonia e Enunciação. In: BARROS, D. L. de. & FIORIN, J. L. (orgs.). Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 1999.
BERNARDES, A. S. & FERNANDES, O. P. A pesquisa escolar em tempos de Internet. In. FREITAS, M. T. de A. & COSTA, S. R. Leitura e escrita de adolescentes na Internet e na escola (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BONINI, N. A. G. Visão Túnel na leitura: comprometimento na construção de significados. 2002. Universidade Estadual
Paulista – UNESP - Dissertação (Mestrado em Educação), Marília, 2002.
CAVALLO, G. Entre volumen e codex: A leitura no mundo romano. In: CAVALLO G. & CHARTIER, R (orgs).
História da leitura no mundo ocidental; trad. Fulvia M. L. Moretto (italiano); Guacira M. Machado (francês) e José Antonio de M. Soares (inglês).-vol. 1-. São Paulo: Ática, 2002.
CAVALLO, G. & CHARTIER, R (orgs). História da leitura no mundo ocidental; trad. Fulvia M. L. Moretto (italiano); Guacira M. Machado (francês) e José Antonio de M. Soares (inglês).-vol. 1-. São Paulo: Ática, 2002.
CHARTIER, R. A Aventura do livro; trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
EISEINSTEIN, E. L. A revolução da cultura impressa: os primórdios da Europa moderna. Trad; Osvaldo Biato. São Paulo: Ática, 1998.
GEE, J. P. Lo que nos enseñan los videojuegos sobre el aprendizaje y el alfabetismo; traducción J. M. Pomares.
Ediciones Aljibe: Archidona (Málaga), 2004.
JOHNSON, S. Surpreendente!: a televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes; tradução Lucya Hellena Duarte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
LÉVY, P. O que é o virtual?; tradução Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.
MCKENZIE, D. F. Bibliografía y sociologia de los textos. Traducción Fernando Bouza. Akal Ediciones: Madrid, 2005.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem; tradução Décio Pignatari. São Paulo: Editora Cultrix, 1969.
MORKES, J. & NIELSEN, J. Applying writing guidelines to web pages. 1998. Disponível em http://www.useit.com/papers/webwriting/rewriting.html. Acesso em 10 de julho. 2007, 16:50:20.
NIELSEN, J. How users read on the web. 1997. Disponível em http://www.useit.com/alertbox/9710a.html. Acesso em 10 de julho de 2007.
NIELSEN, J. & PERNICE, K. Eyetracking research. 2007. Disponível em http://www.useit.com/eyetracking. Acesso em 10 de julho 2007.
NIELSEN, J. F-Shaped Pattern For Reading Web Content. 2006. Disponível em http://www.useit.com/alertbox/reading_pattern.html. Acesso em 10 de julho 2007.
SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler; trad. Daise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS