AS MULHERES DO DESMUNDO: AS PERSONAGENS FEMININAS DE ANA MIRANDA

Autores

  • Ludmila G. Ribeiro de Mello Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Araraquara

Palavras-chave:

Literatura de mulheres, Ana Miranda, Desmundo

Resumo

Este artigo levantará a questão da literatura de mulheres que se constitui como categoria diferente por apresentar estrutura e temas diferenciados do já conhecido “discurso masculino”. Mais especificamente buscar-se-á definir como se dá a apresentação da história e do mundo feminino por meio da ficção feita por mulheres e suas personagens, representadas, neste estudo, pela autora brasileira Ana Miranda em Desmundo (1996).

Referências

ARAÚJO, Emanuel. A arte da sedução: sexualidade feminina na colônia. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Ed. UNESP e Contexto, 2000.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Volume 2. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993.
ENGEL, Magali. Psiquiatria e feminilidade. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Ed. UNESP e Contexto, 2000.
MIRANDA, Ana. Desmundo. São Paulo: Cia
das Letras, 1996.
NOLASCO, Thaís. As mulheres no romance histórico de Ana Miranda. São Carlos: UFSCar - Departamento de Letras, 2000. (relatório de iniciação científica – bolsa PIBIC/ CNPq.). Anexo 1 – entrevista.
XAVIER, Elódia. Tudo no feminino: a mulher e a narrativa brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS