VOZES DISCORDANTES DO ÂMAGO: O EMBATE ENTRE O DESEJO E A RAZÃO NOS PERSONAGENS DA PEÇA A SEPARAÇÃO DE DOIS ESPOSOS, DE QORPO-SANTO

Autores

  • Maria Clara Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Assis

Palavras-chave:

Qorpo-Santo, teatro brasileiro, século XIX, comédia, dualidade e personas dramáticas

Resumo

A produção dramática do escritor gaúcho, José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), popularmente conhecido como Qorpo-Santo, é bastante complexa. Ao analisarmos alguns elementos nela contidos, percebemos sua singularidade no contexto da literatura dramática brasileira do século XIX. Dentre as suas particularidades, ressaltaremos uma que nos parece bastante relevante: a apresentação de seres fraturados pelo desejo. Esses seres nada mais são que as personagens soltas em um universo de nuances ambíguas que sugerem o fantasmagórico e o lascivo, onde a carne e o espírito duelam em face ao anseio sexual. Para abordar esse aspecto, recorrente na obra de Qorpo-Santo, analisaremos a peça Aseparação de dois esposos, escrita no dia 18 de maio de 1866. A escolha desta comédia deve-se, sobretudo, ao fato de ela apresentar claramente a dualidade das personagens ocasionada pelo embate entre a vontade e a razão, o pecado e o sagrado, a moral e o imoral.

Referências

AGUIAR, Flávio Wolf. Os homens precários: inovação e convenção na dramaturgia de Qorpo-Santo. 1ª edição. Porto Alegre: A Nação, Instituto Estadual do Livro, 1975. 264 páginas.
ÂREAS, Vilma. Iniciação à comédia. 1ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. 103 páginas.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. 2ª edição. Tradução de Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987. 255 páginas.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 1ª edição. Tradução de Maria Paula V. Zurawiski e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2001. 578 páginas.
KAYSER, Wolfgang. O Grotesco: Configuração na pintura e na literatura. 2ª edição. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2003. 162 páginas.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. 1ª edição. Tradução de Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003. 323 páginas.
QORPO-SANTO, José Joaquim de Campos Leão. Teatro completo. 1ª edição. Apresentação de Eudinyr Fraga. São Paulo: Iluminuras, 2001. 333 páginas.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS