A CONSTRUÇÃO DE UM PARADIGMA PEDAGÓGICO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE SIMBÓLICA DESSE FENÔMENO NA RECENTE PRODUÇÃO CULTURAL PARA O PÚBLICO INFANTIL

Autores

  • Marcus Vinicius de Azevedo Braga Universidade de Brasília - UNB

Palavras-chave:

corrupção, Administração pública.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a necessidade de se construir um paradigma pedagógico para o trato da questão da prevenção da corrupção, a partir da análise da produção contemporânea, propondo elementos constitutivos desse paradigma. O artigo busca analisar a presença da prevenção da corrupção nas produções voltadas ao público infantil e como esses elementos poderão compor uma abordagem libertadora desse tema.

Referências

BERGER, Peter L. & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: Tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, Vozes, 1985.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlete Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FRANÇA, Bárbara Heliodora. O barnabé: consciência política do pequeno funcionário público. São Paulo: Cortez, 1993-(Coleção questões da nossa época;V.17)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
KLITGAARD, Robert E. A corrupção sob controle. Tradução, Octávio Alves Velho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
SOUZA, Rodriane de Oliveira in Política Social, família e juventude: uma questão de direitos. Mione Apolinário Sales, Maurílio Castro de Matos, Maria Cristina Leal (Org.)-3° Ed. São paulo: Cortez, 2008.
WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Tradução de Zélia Leal Adgrhini. Brasília: Editora UnB, 2004.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e Ensaios