O EMOCIONAL E O RACIONAL NA PUBLICIDADE: AS INTER-RELAÇÕES DE COORDENAÇÃO E DE SUBORDINAÇÃO

Autores

  • Esther Gomes de Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Melissa Carolina Herrero Rezende de Azev Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Daniela Oliveira Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

propaganda, argumentação, coordenação, subordinação, parataxe, hipotaxe

Resumo

O discurso da propaganda, nos últimos anos, tem alcançado um elevado nível em sua construção argumentativa, utilizando um leque variadíssimo de recursos da linguagem, com o objetivo de concretizar sua meta primordial: a venda do produto anunciado. Neste trabalho, apresentaremos, em quatro peças publicitárias, as inter/relações de coordenação (ou paratáticas) e de subordinação (ou hipotáticas), implicando em uma determinada hierarquização dos enunciados de um período e enfatizando ojogo semântico oriundo das relações entre o emocional e o racional. As orações coordenadas representam, no âmbito dos estudos gramaticais e argumentativos, um processo de ordenação de enunciados que expressa conteúdos mais emotivos. E as orações subordinadas indicam uma construção mais rígida, mais lógica, caracterizando conteúdos menos afetivos e mais racionais.

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