INDÚSTRIA FONOGRÁFICA: NOTAS SOBRE O PODER SIMBÓLICO E A MÚSICA NA INTERNET
Palavras-chave:
Poder simbólico, Indústria fonográfica, Bourdieu, Novas TecnologiasResumo
Neste trabalho, o problema teórico é o poder simbólico na indústria cultural. O surgimento de novas mídias reflete as transformações na indústria, promovidas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. As novidades quebraram o poder centralizado e criaram um ecossistema comunicativo repleto de novas linguagens, cruzadas por diferentes signos que redirecionaram a disseminação musical. De fato, o novo regime baseado nas tecnologias digitais em rede e o processo de flexibilização adotado pelas companhias majoritárias vêm promovendo diferentes fenômenos, como a larga democratização.Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tr. Fernando Tomaz. Bertrand, Rio de Janeiro: 1989.
CANCLINI, Néstor Garcia. A globalização imaginada. Tr. Sérgio Molina. Iluminuras, São Paulo: 2003.
CASTRO, Gisela Grangeiro da Silva. Música, juventude e tecnologia: novas práticas de consumo na cibercultura.
LOGOS 26: comunicação e conflitos urbanos. Ano 14, 1º
semestre 2007. Disponível em http://www.logos.uerj.br/PDFS/26/04_GISELA%20_CASTRO.pdf. Acesso em 03/06/09.
CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Disponível em http://www.ifcs.ufrj.br/~ppghis/pdf/topoi4a5.pdf Acesso em 04/06/09.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tr. Ivone C. Benedetti. Edusc, São Paulo: 2001.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tr. Carlos I. da
Costa. Ed. 34, São Paulo: 1999
MATTELART, Armand.
A globalização da
comunicação.
Tr. Laureano Pelegrin. Edusc, São Paulo: 2002.
SÁ, Simone Pereira de. Quem media a cultura do shuffle? Cibercultura, Mídias e Cenas Musicais. Famecos/PUCRS. Nº 15 - Julho2006. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/885/672 Acesso em 03/06/2009.
CANCLINI, Néstor Garcia. A globalização imaginada. Tr. Sérgio Molina. Iluminuras, São Paulo: 2003.
CASTRO, Gisela Grangeiro da Silva. Música, juventude e tecnologia: novas práticas de consumo na cibercultura.
LOGOS 26: comunicação e conflitos urbanos. Ano 14, 1º
semestre 2007. Disponível em http://www.logos.uerj.br/PDFS/26/04_GISELA%20_CASTRO.pdf. Acesso em 03/06/09.
CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Disponível em http://www.ifcs.ufrj.br/~ppghis/pdf/topoi4a5.pdf Acesso em 04/06/09.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tr. Ivone C. Benedetti. Edusc, São Paulo: 2001.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tr. Carlos I. da
Costa. Ed. 34, São Paulo: 1999
MATTELART, Armand.
A globalização da
comunicação.
Tr. Laureano Pelegrin. Edusc, São Paulo: 2002.
SÁ, Simone Pereira de. Quem media a cultura do shuffle? Cibercultura, Mídias e Cenas Musicais. Famecos/PUCRS. Nº 15 - Julho2006. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/885/672 Acesso em 03/06/2009.