POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS PRIVADAS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Josefa Delma da Trindade Universidade Católica do Salvador - UCSAL
  • Juan Carlos Rossi Alva Universidade Católica do Salvador - UCSAL

Palavras-chave:

políticas privadas, meio ambiente, gestão ambiental, responsabilidade social, sustentabilidade, ecologia

Resumo

Este artigo apresenta algumas políticas organizacionais privadas de responsabilidade socioambiental, através de práticas das organizações com ações de preservação a econservação b ambiental, indicando os benefícios em termos ambientais, sociais e mercadológicos delas decorrentes. Os objetos de estudo apresentados neste documento são projetos ecológicos, trabalhos de conservação e gestão ambiental, desenvolvidos por empresas de grande e médio porte. Tem como objeto empírico a Morais de Castro Comércio e Importação de Produtos Químicos Ltda., empresa comercial de médio porte que tem desenvolvido em sua gestão ações sistemáticas e planejadas de conservaçãoambiental na região metropolitana de Salvador/BA. E, como objeto comparativo é apresentado trabalhos ecológicos, desenvolvidos pelo Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros INCECC, composto por um Conselho de Administração com cinco membros associados (COFIC-Comitê de Fomento Industrial de Camaçari , CETREL, Bahia Pulp, Fazenda Praia do Forte e Sauípe S.A.), unidades situadas no Pólo Petroquímico de Camaçari/BA. Aqui, são demonstrados aspectos importantes de como o meio ambiente tem figurado nos discursos e práticas organizacionais das empresas brasileiras.

Referências

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PEDRINI, A. G. Educação ambiental empresarial no Brasil. – São Carlos: Ed. RiMa, 2008.
SAVITZ, EBER, K. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é lucro com responsabilidade social e ambiental – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
TACHIZAWA, T., ANDRADE, R. O. Gestão socioambiental: estratégias na nova era da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2008.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e Ensaios