FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO MIDIATIZADA NA BLOGOSFERA: PERCEPÇÕES SOBRE OS PROCESSOS MEDIADOS EM AMBIENTES COLABORATIVOS

Firmino Júnior

Resumo


Num primeiro momento este ensaio discute o conceito de mídia por meio da lógica hipermidiática de comunicação, que se assenta em característica como a não-linearidade e a cartografia por navegadores. Para tanto, reverbera a compreensão sobre as redes informáticas e os processos de mediação, midiatização e interação. Em seguida, projeta a lógica colaborativa de comunicação contemporânea, na tentativa de compreender como tais processos se especificam em ambientes como blogs, que possuem formas de interação e hipertexto variadas. Por fim, analisa as plataformas blogueiras WordPress e Blogger e as ferramentas RSS, comentário, post, tag, permalink, trackback e blogroll na perspectiva dos aportes conceituais deste estudo.

Palavras-chave


Blogs; Mediação; Interação; Midiatização; Hipermídia; Colaboração

Texto completo:

PDF

Referências


ALVIM, L. Avaliação da qualidade de blogues: actas 9º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Ponta Delgada, Açores: BAD, 2007.

GUIMARÃES, C. P. Tags: palavras-chave em blogs. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife. Anais do 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008.

KASTRUP, V. A rede: Ama figura empírica da ontologia do presente. In: PARENTE, A. (org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LOBO, L. Segredos públicos: os blogs de mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.