ENSINO CTSA APLICADO À ATIVIDADES EXTRACLASSE

Autores

  • Camila de Oliveira Borges Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Ana Paula Aparecida Borges Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Dayane Graciele Santos Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Eloah da Paixão Marciano Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Lya Christina da Costa Brito Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Glauce Michelle Bezerra Carneiro Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Ensino CTSA, Atividades Extraclasse, Meio Ambiente, Formação de Cidadãos

Resumo

A abordagem de Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) está vinculada à educação científica e ambiental do cidadão. Hoje a escola tem como princípio básico formar cidadãos para atuar na sociedade, permitindo que os alunos associem a sua compreensão pessoal do mundo científico com o mundo construído pelo homem na forma de tecnologia e o seu dia-a-dia. É nesse contexto que surge a necessidade e importância de se trabalhar com metodologias diferenciadas de ensino na escola. Neste trabalho relatamos a utilização de tais metodologias diferenciadas desenvolvidas através de atividades extraclasse realizadas em uma escola pública da cidade de Catalão-GO, desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação àDocência (PIBID). Tais atividades propiciaram uma maior participação e interesse dos alunos nas atividades, proporcionaram aos alunos a oportunidade de construírem seus conhecimentos e o desenvolvimento de seu espírito crítico, característica esta indispensável ao cidadão. Assim, esse relato busca enfatizar a importância de se aplicar atividades e metodologias diferenciadas no âmbito escolar, aproximando esta da sociedade na qual o aluno está inserido.

Referências

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Artigos e Ensaios