“NO MEIO E MISTURADO” : O MORENO COMO IDENTIFICAÇÃO DE COR ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PUBLICA

Autores

  • Alan Augusto Moraes Ribeiro Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Escola, Identidade de cor, Moreno, Belém

Resumo

A partir de quinze casos de discriminação racial vividos por alunos e alunas de uma escola pública do bairro do Guamá, analiso como os distintos processos identitários com base na cor, referência de identificação étnico-racial, são construídos pelos estudantes como elementos marcadores de suas trajetórias educacionais. A forma de atuação da escola e a influência dos casos de racismo vividos pelos sujeitos sobre a construção desses processos de identificação aparecem em um cenário escolar marcado pela diferenciação de acesso aos meios didático-pedagógicos entre os alunos conforme o pertencimento aos três turnos letivos, nos quais a figura mítica do indígena aparece na construção de uma morenidade.

Referências

ALFREDO GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Racismo e Anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34: 1999.
AGIER, Michel. Distúrbios Identitários em Tempos de Globalização. In: Revista Mana. São Paulo: n.º 7 (2), p. 7-33, 2003.
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: racismo, preconceito e discriminação racial na educação infantil. 3ª Ed. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
DAMATTA, Roberto. Digressão: a Fábula das Três Raças, ou o Problema do Racismo à Brasileira. In: Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1987.
GERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. Rio de Janeiro: Editora LTC. 1989.
MAGGIE, Yvone. “Aqueles a quem foi negada a cor do dia: as categorias de cor e raça na cultura brasileira”. In: MAIO,
Marcos C.; SANTOS, Ricardo V. (Ed./org.), Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz/ Centro Cultural Banco do Brasil, 1998.
POLI PACHECO, Moema de Teixeira. Família e Identidade Racial: os limites da cor nas relações e representações da um grupo de baixa renda. Dissertação de Mestrado. Museu Nacional, UFRJ. Rio de Janeiro, 1986.
PINTO, Regina Pahim. Os Problemas Subjacentes ao Processo de Classificação da Cor na População no Brasil In: A Classificação da Cor no Brasil, (Ed./Org.), Fúlvia ROSEMBERG, Fúlvia. PAHIM PINTO, Regina. OLIVEIRA, Eliana de. PIZA, Edith. XXI ANPOCS. 1998.
SANSONE, Lívio. Negritude sem Etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Bahia: EDUFBA, 2003.
SHERIFF, Robin E. Como os senhores chamavam os escravos: discursos sobre cor, raça e racismo num morro carioca. In: MAGGIE, Ivone e BARCELOS, Claudia Rezende. (Ed./org.) Raça Como Retórica: a construção da diferença. Ri de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
VALLE E SILVA, Nelson do. Morenidade: modos de usar. In:
Cadernos Afro-asiáticos, Rio de Janeiro: Fundação Joaquim Nabuco. 1999.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e Ensaios