CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE FOUCAULT A RESPEITO DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Douglas Rossi Ramos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP
  • Hélio Rebello Cardoso Júnior Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP
  • Luiz Carlos da Rocha Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP

Palavras-chave:

Foucault, educação, subjetividade, disciplina, controle, poder

Resumo

A instituição escolar faz parte da produção de subjetividade do indivíduo, pois além de ser atravessada pela configuração social tem o papel de defini-lo, tanto pelo modo como se constituem as relações de poder entre seus atores sociais, quanto pela forma na qual concebe a aprendizagem e transmite o saber. O presente trabalho tem o intuito de apresentar algumas contribuições referenciadas pelo pensamento do filósofo francês Michel Foucault a respeito da escola, das práticas pedagógicas e da educação, trazendo, para tanto, discussões a respeito das formas de poder/saber exercidas no âmbito do “complexo educacional”, bem como outras considerações de estudiosos de Foucault e da educação a respeito de tais problemáticas.

Referências

AQUINO, J. G. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Caderno Cedes, nº 47, 1998, p.7-19.
________, Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996, 149 p.
CARDOSO Jr, H. R. Foucault em vôo rasante. Sociologia & Educação: leituras e interpretações, 1,Campinas, Avercamp, Impresso, 2006, p. 135-160.
COSTA, R. “Sociedade de Controle”. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 18, n. 1, 2004, p.161-167. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 27 jun. 2008.
DEACON, R.; PARKER, B. “Educação como Sujeição e como Recusa”. In: SILVA, T. T. (org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis Vozes, 2002, p. 97-110.
DELEUZE, G. “ Conversações ”.Rio de Janeiro:Editora 34, 1992, 226 p.
DREIFUS, H. C.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: Para além do Estruturalismo e da Hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, 328 p.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas (S. Muchail, Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2002, 541 p.
___________. História da Loucura. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1987, 551 p.
___________. História da Sexualidade I A vontade de saber. 14 ª Ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001, 156 p.
___________. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal,1984, p. 7-30.
___________. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro: Graal, 2000, 295 p

Downloads

Edição

Seção

Artigos e Ensaios