CONSIDERAÇÕES ACERCA DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO.

Autores

  • Luana Hordones Chaves Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Palavras-chave:

Fundamentalismo Religioso, Direitos Humanos, Multiculturalismo.

Resumo

Este breve trabalho tem como objetivo levantar uma das questões de nosso tempo, que se faz relevante tanto para os estudos da Sociologia da Religião, como para o campo das Relações Internacionais. O fundamentalismo religioso e suas implicações, assim como práticas de intolerância perpassam muitos dos conflitos culturais a que nos deparamos freqüentemente. Analisamos, nesse sentido, tal problemática a partir do caso de SalmanRushdie. Para tanto, utilizamos as abordagens de dois grandes estudiosos contemporâneos. Engajados nessa discussão, Charles Taylor eJürgen Habermas apresentam convergências e divergências quando tratam do tema, mas estão de acordo com o fato de que é preciso pensar tais questões com urgência, dado o cenário multicultural.

Referências

HABERMAS, Jürgen. (2001) A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi.
_____________. (2000) Lutas pelo reconhecimento no Estado Constitucional Democrático. In: Taylor, C. (org.). Multiculturalismo. Lisboa: Iinstituto Piaget.
_____________. (2003) Teoria da adaptação. São Paulo: folha de São Paulo. Disponível em: MARTINEZ, João. F. Os versos satânicos. Disponível em: <http://www.cacp.org.br/islamismo/artigo.aspx?lng=PTBR&article=293&menu=4&submenu=1.> Acesso em: 5 jul. 2008.
RUSHDIE, Salman. (1999) Os Versos Satânicos. São Paulo: Cia das Letras.
TAYLOR, Charles. (2000) A política de reconhecimento. In: TAYLOR, C. (org.). Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget.
UNITED NATIONS. Human Rights. Disponível em: <http://www.un.org/rights>. Acesso em: 15 jul. 2008.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e Ensaios