Dança das moléculas: atividade prática para o estudo das transformações gasosas

Autores

  • Lívia Trevisan Reis Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Sertãozinho
  • Riama Coelho Gouveia Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Sertãozinho

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, estrutura da matéria, dança, educação profissional e tecnológica.

Resumo

Diferentes teorias destacam a importância da ação do sujeito na aprendizagem, sua interação com o meio físico, social e cultural. A arte, particularmente a dança, são importantes formas de expressão cultural, assumido diferentes papéis no decorrer da história. Sob outra perspectiva, a interdisciplinaridade surge como superação da fragmentação do conhecimento presente nos currículos atuais e trabalhos recentes têm estudado possibilidades de integração a partir da abordagem da arte junto às ciências da natureza. Nesse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo abordar conceitos relacionados às transformações gasosas, básicos para a compreensão de diversos fenômenos físicos e químicos, a partir da movimentação corporal. O trabalho foi desenvolvido em colaboração com docente da disciplina de Física e estudantes do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, com base em elementos da pesquisa-ação. Além da pesquisa bibliográfica, os dados foram construídos através da observação participante e das atividades produzidas pelos estudantes, sendo analisados com base em elementos da análise de conteúdo. As atividades desenvolvidas e os dados analisados indicam que a vivência concreta dos conceitos científicos através da arte, além de constituir-se em um elemento de integração de conhecimentos, contribui diretamente para a compreensão dos fenômenos, auxiliando no processo de aprendizagem.  

Biografia do Autor

Lívia Trevisan Reis, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Sertãozinho

Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio

Riama Coelho Gouveia, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Sertãozinho

Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Desde 2008 é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física.

Referências

ANDRADE FILHO, Bazilicio Manoel de. Sequência didática envolvendo modelagem matemática de transformações gasosas: concepção, execução e análise de resultados orientada pela noção de conciliação de metas. Tese (Doutorado) Universidade do Sul de Santa Catarina, Pós-graduação em ciências da linguagem. Tubarão p. 230, 2020.
ANDRADE Filho, Bazilicio Manoel de ; RAUEN, Fábio José. Modelagem Matemática de transformações isovolumétricas: análise conforme a teoria de conciliação de metas. Educação Matemática em Debate, v. 4, n. 10, 2020.
BARBOSA, Ana Mae Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. Coleção Estudos. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRAGA, Mercia Cristina Félix Teixeira; CARVALHO, Regina Simplício. Ensinando termodinâmica através de uma sequência de ensino investigativa. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16 n. 2, 2021. Disponível em https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/918. Acesso em 15/11/2022.
BRASIL, Bruna da Silva; SANT’ANA, Bruna Zaire; SANTOS, Bianca Martins. Jogo didático para o ensino dos gases ideais: forca. In. LIMA, Geórgia Pereira; SANTOS, Bianca Martins; CASTRO, Franciana Carneiro de; LIMA, João Silva (orgs.). Pibid/Ufac: lócus de aprendizagens da docência. Rio Branco: Edufac, 2020.
CARDOSO, João Michels. Proposta didática para o ensino das variáveis de estado de um gás ideal com uso de Arduino. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
CUNHA, Amanda Roberta da. O uso de simuladores como estratégia didática para ensino análogo aos conceitos e fenômenos químicos dos gases. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
DUARTE, Newton: Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a questão do desenvolvimento psíquico in: Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, p. 19-29, jan./abr. 2013.
FARO, Antonio José. Pequena história da Dança. 7.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas S. A. 6.ed. São Paulo. 2008
IAVELBERG, Rosa. Construção de Conhecimento Artístico e Didático na Formação de Professores. Revista Palíndromo Online, v. 1, p. 20-40, 2009.
LAKOMY, Ana Maria. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LEITE, C.; PINTO, A. C.; SILVA, J. A. A Física e os Esportes – Projeto Escola e Cidadania. Editora do Brasil, 2000.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.
NASCIMENTO, Marlon César Dias. Estudo sobre transformações de substâncias gasosas em um lançamento de foguete. Monografia (Especialização) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, p. 30, 2017.
OSSANA, Paulina. A educação pela Dança. Tradução de Noberto Abreu e Silva Neto. 4.ed. Summus Editorial, 1988.
PIAGET, Jean. Espistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990
PONCIANO, João Pedro; TESSAROLLI, Bárbara de Oliveira; GUEDES, Éder Belém, RIZZI, Rafael
Capobianco. Recursos didáticos em tempos de pandemia: experiências com materiais de baixo custo – relação da lei dos gases com a respiração. In WENCESLA,U Eliza Carminatti; PONTE, Maxwell Luiz da., 1. ed., São José do Rio Preto, SP: Reconecta - Soluções Educacionais, 2021. RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo, SP, 2012
SEVERINO, Antonio José. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. Cortez, 2007.
SILVA, Giovana Cristina da. Uma proposta de unidade didática multiestratégica para o ensino de gases ideais em uma abordagem investigativa. Monografia (Licenciatura em Química) Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/213667. Acesso em 15/11/2022.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005
VIEIRA, Mariane Araujo. Alguns Aspectos da Física Mecânica e Dança: Procedimento técnico-criativos. Horizonte Científico, v.9, n.2, dez/2015.

Downloads

Publicado

2023-10-30