Meu primeiro sinal – Uma análise das relações entre trabalhadores Surdos e ouvintes no ambiente de trabalho

Autores

  • Rafael Straiotto Mindin IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Eva Cristina Francisco IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade, Surdo, Cartilha, Libras.

Resumo

O acesso ao mercado de trabalho para uma pessoa com deficiência não é garantia de inclusão. Trabalhadores Surdos vivenciam diuturnamente barreiras comunicacionais, devido a Libras não ser uma língua compartilhada entre seus companheiros de trabalho. Assim, a pesquisa tem por objetivo identificar as dificuldades nas relações, interações e comunicações entre trabalhadores Surdos e ouvintes no ambiente de trabalho e desenvolver um produto educacional para que essas dificuldades sejam sanadas ou amenizadas. O método escolhido foi o qualitativo e aplicado em uma pesquisa de campo, que investiga as relações dos trabalhadores Surdos e ouvintes em uma empresa de calçados. Os dados coletados e analisados à luz dos núcleos de significação foram subsídios para a construção de uma cartilha interativa, com foco em pessoas ouvintes, contendo conteúdo da Libras e cultura Surda. Tal material foi distribuído aos trabalhadores da empresa. Espera-se que a cartilha proporcione aos trabalhadores Surdos e ouvintes uma reflexão e aprendizado sobre a Libras e aspectos da cultura Surda, criando um ambiente acessível e inclusivo.

Biografia do Autor

Rafael Straiotto Mindin, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrando no curso de Educação Profissional e Tecnológica do IFES, especialista na área de LIBRAS e Educação Especial pela faculdade Eficaz em Maringá, graduação em Pedagogia pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo de Birigui (2006), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2007), graduação em Letras/LIBRAS pela faculdade Eficaz de Maringá. Atualmente é Professor de Libras no IFSP Campus Presidente Epitácio. 

Eva Cristina Francisco, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004); Licenciada em Letras/Espanhol pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2014); possui Especialização em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional -UNINTER (2011); Especialização em Linguística Forense pela UNYLEIA (2022); Mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2010), é Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016) . Possui pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2018). É docente do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré. Tem experiência na área de Letras, com concentração em Estudos da Linguagem. É autora dos livros Os signos educativos em Felicidade por um fio: uma abordagem às relações étnico-raciais (2021) e Nos bastidores do cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio (2021) - indicado para o prêmio Jabuti 2022. É docente permanente da pós-graduação stricto-sensu do IFSP (ProfEPT). Atualmente é coordenadora do curso de Letras no Câmpus em que atua.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 94, p. 299-322, 2013.
ALVES, Ana Paula Ribeiro; SILVA, Nilson Rogério da. O Que as Pessoas com Deficiência Intelectual Pensam sobre a sua Participação no Trabalho a Partir de Dois Estudos de Casos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 109-124, 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Dísponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispoe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Dísponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em 15 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 1 jun. 2022.
BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispões sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm. Acesso em 4 ago. 2022.
BRITO, Guilmer; ARAUJO, Raphael; SILVA, Jacqueline. Guia de Produção de Material Didático. Universidade Federal de Alagoas. 2018. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206114. Acesso em 15 out. 2022.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação profissional e tecnológica em revista, v. 2, n. 2, p. 6-19, 2018
GESSER, Audrei. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIORDANI, Annecy Tojeiro. Normas editoriais, orientação aos autores: cartilhas. Cornélio Procópio: Editora UENP, 2020.

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. Deficiência e trabalho: redimensionando o singular no contexto universal. Autores Associados, 2003.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52-73, 2018.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MAIA, Andréia Maria de Carvalho; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. O trabalhador com deficiência na organização: um estudo sobre o treinamento e desenvolvimento e a adequação das condições de trabalho. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 21, p. 689-718, 2015.
MANZINI, Eduardo José. A entrevista na pesquisa social. Didática, v. 26, p. 149-158, 1990.
NEVES-SILVA, Priscila; PRAIS, Fabiana Gomes; SILVEIRA, Andréa Maria. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 2549-2558, 2015.
STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf. Acesso em 24 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-30