O desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental no Ensino Básico

Autores

  • Giselle Alves Martins Instituto Federal de São Paulo - campus Sertãozinho

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Relação humano-natureza, Escolas

Resumo

Apesar de garantida por lei, a Educação Ambiental (EA) no ensino básico (Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II) ainda é rara no Brasil. Alguns autores afirmam a importância e a necessidade da EA nos diferentes níveis de ensino, desde a Educação infantil até a formação continuada de professores. A EA se mostra como um eixo transversal e interdisciplinar à discussão e reflexão de questões que permeiam o cotidiano de toda comunidade escolar - alunos, pais, professores, coordenação pedagógica e equipe administrativa. O objetivo do presente trabalho é apresentar, de forma descritiva, o relato de experiência de um projeto de Educação Ambiental no Ensino Básico, desenvolvido entre os anos de 2019 e 2022 em um colégio particular do município de Ribeirão Preto, SP. São apontadas algumas etapas deste projeto, bem como seus respectivos produtos. Espera-se que este trabalho seja, para outras escolas, uma forma de inspiração e incentivo à não desistência apesar das dificuldades logísticas e conceituais que são encontradas ao longo do caminho de implantação, desenvolvimento e análise de um projeto de Educação Ambiental no ensino básico.

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Publicado

2023-10-30