O desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental no Ensino Básico
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Relação humano-natureza, EscolasResumo
Apesar de garantida por lei, a Educação Ambiental (EA) no ensino básico (Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II) ainda é rara no Brasil. Alguns autores afirmam a importância e a necessidade da EA nos diferentes níveis de ensino, desde a Educação infantil até a formação continuada de professores. A EA se mostra como um eixo transversal e interdisciplinar à discussão e reflexão de questões que permeiam o cotidiano de toda comunidade escolar - alunos, pais, professores, coordenação pedagógica e equipe administrativa. O objetivo do presente trabalho é apresentar, de forma descritiva, o relato de experiência de um projeto de Educação Ambiental no Ensino Básico, desenvolvido entre os anos de 2019 e 2022 em um colégio particular do município de Ribeirão Preto, SP. São apontadas algumas etapas deste projeto, bem como seus respectivos produtos. Espera-se que este trabalho seja, para outras escolas, uma forma de inspiração e incentivo à não desistência apesar das dificuldades logísticas e conceituais que são encontradas ao longo do caminho de implantação, desenvolvimento e análise de um projeto de Educação Ambiental no ensino básico.Referências
ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4.out/nov/dez 2000.
BRANDO, Fernanda da Rocha; MARTINS, Giselle Alves (Orgs.). Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra de Ribeirão Preto - USP, 160p., 2021.
BRASIL, Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, 1981. BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, 1888.
BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.
BRASIL, Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, 1999.
BRASIL, Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, 2012.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira e KRASILCHIK, Myriam. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. 2000, Anais.. Caxambu: ANDEP, 2000.
EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: realidade e desafios. Monografia apresentada ao Curso de Especialização “Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável", da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Marechal Cândido Rondon, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista, 2007.
GAMA, L. U.; BORGES, A. A. S. Educação ambiental no ensino fundamental: A experiência de uma escola municipal em Uberlândia (MG). Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande. 2010.
MARTINS, Giselle Alves; Aguilar Benavides, M. L., Gomes Ramalho, D., & da Rocha Brando, F. (2015). Uma proposta didática para disciplina de Educação Ambiental no Ensino Superior, a partir de concepções prévias sobre" meio ambiente". Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (38), 57-74.
MEDINA, N. M. A formação dos professores em educação fundamental. In: VIANNA, L.P. (Coord.). Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, Brasília: MEC, 2001.
MEDINA, N. M. Formação de multiplicadores para educação ambiental. In: PEDRINI, A.G. (Org.). O contrato social da ciência, unindo saberes na educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002. 269 p. p.47-69.
MEYER, Mônica. Educação ambiental: uma proposta pedagógica. Em aberto, v.10, n.49, 1991.
OLIVEIRA, Alessandra; TONSO, Sandro. Espaço educador: um conceito em formação. VI Encontro Nacional da Anppas, Belém (PA), 18 a 21 de setembro de 2012.
OLIVEIRA, E.M. O que fazer Interdisciplinar. In: A Educação Ambiental uma possível abordagem.Brasília, Edições IBAMA, 2000.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação Revista do Centro de Educação e Letras, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008.
ROGERS, C. Liberdade para aprender. Entrelivros, Belo Horizonte, MG. 331p. 1972. SANTOS, M. F. A. A Educação Ambiental no Ensino Básico: valores e atitudes ambientalistas de jovens. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança Para obtenção do Grau de Mestre em Educação Ambiental, 2010.
TRAJBER, Rachel; SATO, Michèle. Somos aprendizes de escolas sustentáveis. Margens, v. 7, n. 9, p. 39-48, 2016.
UNESCO. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de aprendizagem. Paris: Unesco. Disponível em: https://unesdoc.unes-co.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em julho/2022.
BRANDO, Fernanda da Rocha; MARTINS, Giselle Alves (Orgs.). Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra de Ribeirão Preto - USP, 160p., 2021.
BRASIL, Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, 1981. BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, 1888.
BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.
BRASIL, Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, 1999.
BRASIL, Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, 2012.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira e KRASILCHIK, Myriam. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. 2000, Anais.. Caxambu: ANDEP, 2000.
EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: realidade e desafios. Monografia apresentada ao Curso de Especialização “Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável", da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Marechal Cândido Rondon, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista, 2007.
GAMA, L. U.; BORGES, A. A. S. Educação ambiental no ensino fundamental: A experiência de uma escola municipal em Uberlândia (MG). Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande. 2010.
MARTINS, Giselle Alves; Aguilar Benavides, M. L., Gomes Ramalho, D., & da Rocha Brando, F. (2015). Uma proposta didática para disciplina de Educação Ambiental no Ensino Superior, a partir de concepções prévias sobre" meio ambiente". Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (38), 57-74.
MEDINA, N. M. A formação dos professores em educação fundamental. In: VIANNA, L.P. (Coord.). Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, Brasília: MEC, 2001.
MEDINA, N. M. Formação de multiplicadores para educação ambiental. In: PEDRINI, A.G. (Org.). O contrato social da ciência, unindo saberes na educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002. 269 p. p.47-69.
MEYER, Mônica. Educação ambiental: uma proposta pedagógica. Em aberto, v.10, n.49, 1991.
OLIVEIRA, Alessandra; TONSO, Sandro. Espaço educador: um conceito em formação. VI Encontro Nacional da Anppas, Belém (PA), 18 a 21 de setembro de 2012.
OLIVEIRA, E.M. O que fazer Interdisciplinar. In: A Educação Ambiental uma possível abordagem.Brasília, Edições IBAMA, 2000.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação Revista do Centro de Educação e Letras, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008.
ROGERS, C. Liberdade para aprender. Entrelivros, Belo Horizonte, MG. 331p. 1972. SANTOS, M. F. A. A Educação Ambiental no Ensino Básico: valores e atitudes ambientalistas de jovens. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança Para obtenção do Grau de Mestre em Educação Ambiental, 2010.
TRAJBER, Rachel; SATO, Michèle. Somos aprendizes de escolas sustentáveis. Margens, v. 7, n. 9, p. 39-48, 2016.
UNESCO. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de aprendizagem. Paris: Unesco. Disponível em: https://unesdoc.unes-co.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em julho/2022.
Downloads
Publicado
2023-10-30
Edição
Seção
Fluxo contínuo