Guia para elaboração de projetos pedagógicos de cursos integradores na formação docente da EPT

Autores

  • Bráulio José de Oliveira Pereira

Palavras-chave:

olitecnia. Ensino integrado. Formação docente. Produto educacional

Resumo

Trata-se de um relato da elaboração de um Guia de Projetos de Cursos Integradores, fruto de uma pesquisa do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia (ProfEPT), cujo tema abordou os cursos de formação pedagógica para os docentes graduados não licenciados dos institutos federais (IF). A perspectiva pedagógica do ensino integrado busca uma organização curricular que promova a formação humana em suas múltiplas referencialidades, sejam elas física, mental, cultural, política ou social. O ensino integrado de cunho politécnico, de base socialista, propõe que esta abordagem promova a cada indivíduo o acesso aos saberes científicos e sistematizados produzidos ao longo da história da humanidade e que são válidos e necessários na atualidade. Um dos obstáculos para implementação dessa proposta é formação docente que, desde sua origem, não trabalha com essa perspectiva e não conhece seus princípios. O estudo descreveu o cenário de formação proposto pelos IF aos seus professores não licenciados. Os resultados apontam que os projetos negligenciam temas como trabalho como princípio educativo, interdisciplinaridade, contextualização e transformação da realidade social, considerados elementos orientadores em práticas pedagógico-curriculares integradoras. Assim, foi proposto um instrumento que norteia os professores envolvidos com a proposição de cursos de formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica, de maneira que ofereçam parâmetros de arranjos curriculares alinhados à perspectiva do ensino integrado de cunho politécno.

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Publicado

2023-10-30