Objeto educacional como apoio para o ensino interdisciplinar de pneumática e segurança do trabalho

Autores

  • Marcos Alves Fontes IFSP - Sertãozinho

Palavras-chave:

Produto educacional, Recurso tecnológico, EaD.

Resumo

Objetos de aprendizagem são recursos educacionais digitais, considerados essenciais para apoiar o processo de ensino-aprendizagem seja na educação presencial ou na educação à distância, porque trabalham de forma dinâmica e interativa qualquer conteúdo programático, favorecendo a absorção e uma melhor internalização do conhecimento. Para este trabalho, produziu-se um objeto de aprendizagem interdisciplinar, dentro da área da mecânica industrial, envolvendo conteúdos sobre pneumática e higiene e segurança do trabalho, por meio do uso do software Google Slides. Diversos programas de acesso livre, tais como H5P, Pixton, GoConqr, Google Forms, Biteable, Shotcut, ou sites como o Google Sites e o Merlot, foram utilizados como materiais de construção e de produção do conteúdo. Como resultado tem-se um objeto de aprendizagem atrativo, interativo, de atividades teóricas e práticas diversificadas, com um conteúdo capaz de fornecer conhecimentos diferenciados para as disciplinas envolvidas, permitindo que o usuário tenha controle sobre seu próprio processo de ensino-aprendizagem.

Referências

AGUIAR, E. V. B.; FLORES, M. L. P. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In Objetos de aprendizagem: teoria e prática / Organizadores Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Bárbara Gorziza Ávila, Edson Felix dos Santos, Marta Rosecler Bez e Valeria Costa. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 504 páginas.

BASTOS, L. C. S. et al. Quiz como ferramenta motivacional e avaliativa no ensino-aprendizagem de química. SEMOC-Semana de Mobilização Científica-Envelhecimento em tempos de pandemias, 2020.

CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, 2014, pp.235-260.

DE BETTIO, R. W.; MARTINS, A. Objetos de Aprendizado: um novo modelo direcionado ao ensino a distância. In: 9o. Congresso Internacional de Educação a Distância. 2004.

DOS SANTOS, R. E. Aplicações da história em quadrinhos. Comunicação & Educação, 2001, v.22, pp.46-51.

MACHADO, L. L.; DA SILVA, J. T. Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no ensino técnico em informática. RENOTE – Novas Tecnologias na Educação. 2005.

MARQUES, A. M. M. Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais. Orientador: Carlos Tavares Ribeiro. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Expressão Gráfica, Cor e Imagem, Universidade Aberta, 2008.

OLIVEIRA, K. A.; AMARAL, M. A.; BARTHOLO, V. F. Uma experiência para definição de Storyboard em metodologia de desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem. Ciências & Cognição, v.15, n. 1, 2010, pp. 19-32.

PORTAL EDUCAÇÃO. O que são objetos de aprendizagem. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/o-que-sao-objetos-de-aprendizagem/29154. Acesso em 25/11/2021.

REBOUÇAS, A. D.; MAIA, D. L.; SCAICO, P. D. Objetos de Aprendizagem: da definição ao desenvolvimento, passando pela sala de aula. In: Informática na Educação. Disponível em: http://ieducacao.ceie-br.org/objetos-aprendizagem. 2021.

RITTER, D.; PERIPOLLI, P. Z.; BULEGON, A. M. Desafios da educação em tempos de pandemia: Tecnologias e Ensino Remoto. In: Anais do CIET: EnPED: 2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.

TAROUCO, L. M. R. et al. Objetos de aprendizagem para M-learning. In: Florianópolis: SUCESU - Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação. 2004.

UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá. Programa de Pós-Graduação em Design Instrucional. Storyboard. Itajubá: UNIFEI, 2015.

VARGAS, D. O processo de aprendizagem e avaliação através de QUIZ. 2018. Disponível em: https://univates.com.br/bdu/bitstream/10737/2038/1/2017DaianadeVargas.pdf. Acesso em: 20/09/22.

VAUGHAN, T. Multimídia na prática. São Paulo: Editora Makron Books, 1994.

Downloads

Publicado

2023-10-30