Práticas de leitura contemplativa: clube do livro virtual no Ensino Médio Integrado
Autores
Janaína Aureliano Soares
Instituto Federal de São Paulo
Marcio José dos Reis
Instituto Federal de São Paulo
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da organização e aplicação do produto educacional Clube do Livro Virtual no Ensino Médio Integrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O projeto teve como objetivo principal colaborar com o incentivo à leitura contemplativa dos jovens da turma de 2º ano do Ensino Médio Integrado do referido campus. Para tanto, fez uso de metodologias que propiciaram aos alunos a participação ativa nas práticas de leitura propostas. O produto educacional focou na contribuição para o estímulo à leitura, superando as barreiras físicas e presenciais do dia a dia escolar, bem como, por consequência, colaborou para o desenvolvimento de leitores competentes, críticos e reflexivos, não apenas decodificadores de símbolos gráficos, além de coadjuvar-se com o processo da formação omnilateral dos jovens. Palavras-chave: leitores reflexivos, leitura contemplativa, formação omnilateral.