Práticas de leitura contemplativa: clube do livro virtual no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Janaína Aureliano Soares Instituto Federal de São Paulo
  • Marcio José dos Reis Instituto Federal de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da organização e aplicação do produto educacional Clube do Livro Virtual no Ensino Médio Integrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O projeto teve como objetivo principal colaborar com o incentivo à leitura contemplativa dos jovens da turma de 2º ano do Ensino Médio Integrado do referido campus. Para tanto, fez uso de metodologias que propiciaram aos alunos a participação ativa nas práticas de leitura propostas. O produto educacional focou na contribuição para o estímulo à leitura, superando as barreiras físicas e presenciais do dia a dia escolar, bem como, por consequência, colaborou para o desenvolvimento de leitores competentes, críticos e reflexivos, não apenas decodificadores de símbolos gráficos, além de coadjuvar-se com o processo da formação omnilateral dos jovens. Palavras-chave: leitores reflexivos, leitura contemplativa, formação omnilateral.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos