Ensino remoto de Sociologia em um cursinho popular em tempos de pandemia de COVID-19: desafios e perspectivas

Autores

  • Renato Kendy Hidaka Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Gleica Rodrigues de Souza Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Ensino de sociologia, Ensino remoto, Cursinho popular

Resumo

Este texto consiste em um relato de experiência de ensino de sociologia em um cursinho popular vinculado ao Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP que, em decorrência da pandemia de COVID-19, foi realizado de forma remota durante o segundo semestre de 2021. Apresenta-se a proposta do cursinho, o contexto em que a prática pedagógica relatada se inscreve e a experiência da docente-bolsista que, em diálogo com o professor orientador e com os discentes do cursinho, teve que selecionar conteúdos, metodologias e formas de avaliação específicas em vista do contexto. Como conclusão, reflete-se sobre algumas das possibilidades e sobre alguns dos desafios enfrentados no ensino sociologia em tempos de pandemia e operacionalização do ensino remoto.

Biografia do Autor

Renato Kendy Hidaka, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor de Sociologia e Sociologia da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Birigui.

Gleica Rodrigues de Souza, Universidade Federal do ABC

Graduanda (licenciatura) em Ciências Humanas pela UFABC.

Referências

IFSP. Resolução nº01/CONEX/IFSP, de 24 de fevereiro de 2016. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Programa de Cursinho Popular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Conselho de Extensão (Conex) do IFSP. 24 fev. 2016. Disponível em: < https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/Conselhos/Conex/Resolucoes/2017/Resol_01_2016_aprova_regulamento_cursinho_popular.pdf>.

PEREIRA, T. I.; RAIZER, L. ; MEIRELLES, M. . A Luta pela Democratização do Acesso ao Ensino Superior: o caso dos cursinhos populares. Espaço Pedagógico, v. 17, p. 86-96, 2010.

WHITAKER, D. C. A.. Da "invenção" do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, p. 289-297, 2010.

ZAGO, N.; PAIXÃO, L. P. ; Pereira, T. Ingrassia . Acesso e Permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal. Educação em Foco, v. 27, p. 145-169, 2016.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência