Interação Humano-Computador, linguagem e cognição: proposta de um minicurso para o planejamento de websites comunicativos

Autores

  • Giovana Armidoro Rabêlo Instituto Federal de São Paulo
  • Gustavo Aurélio Prieto Instituto Federal de São Paulo
  • Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Interação Humano-Computador, Projeto de Interface, Linguística Cognitiva, Websites comunicativos, Extensão

Resumo

Permitir ao usuário de um website uma experiência comunicativa com o sistema é crucial para que se atinja seu objetivo de apresentar um produto, serviço ou ideia. Para que isso ocorra, é necessário oferecer capacitação aos profissionais de tecnologia sobre Interação Humano-Computador (IHC) e Comunicação. Este artigo descreve a criação de um minicurso sobre o planejamento de interfaces, integrando cognição/linguagem e elementos de interface para atender aos propósitos comunicativos do website. A metodologia para o conteúdo do curso baseou-se na articulação teórica entre IHC e Semântica de Frames. Como resultado, apresentamos o minicurso configurado a partir do Projeto de Interface, a ser aplicado como atividade de extensão em um Instituto Federal para um grupo de profissionais e estudantes de tecnologia, design, publicidade e áreas afins.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência