A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES VIOLENTAS E SUA NATURALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NA VILA CRUZEIRO EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Ana Luiza dos Santos Julio Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
  • Marlene Neves Strey Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Palavras-chave:

mulheres negras, violência, naturalização, etnia

Resumo

Este texto é fruto da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação, realizado em 2005 Apresentamos alguns resultados do estudo realizado com mulheres negras atendidas por uma ONG estabelecida em vila da periferia dacidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.Foram feitas entrevistas, por meio das quais foram obtidos relatos e histórias de vida de mulheres negras, nas quais a vivência da violência era o aspecto mais marcante. São apresentadas as palavras de duas das entrevistadas, que são discutidas a partir dos enfoques de gênero e etnia. Pode-se concluir que na apatia diante da vida, encontra-se o cerne da imobilidade na vivência da violência e da permanente reprodução das relações de violência, que, sutilmente, vão deixando suas marcas de naturalização a cada repetição. É neste sentido que é a mulher, que vive tal violência, quem deve romper com esse ciclo. A função das instituições que se debruçam sobre esse fenômeno é propiciar mecanismos propulsores.

Referências

CARONE, Iray. Breve Histórico de uma pesquisa psicossocial sobre a questão racial brasileira.
In:________ Psicologia social do racismo: estudos sobre a branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, 189p.
GEBARA, Ivone. Rompendo o Silêncio. Uma fenomenologia feminista do mal. Petrópolis: Vozes, 2000, 261 p.
HILLESHEIM, Betina. Trabalho doméstico: “O serviço de sempre”. In: Strey, Marlene Neves; Cabeda, Sonia T. Lisboa; Prehn, Denise Rodrigues (Orgs.). Gênero e Cultura: questões contemporâneas. Porto Alegre: EDIPUCS, 2004, 298 p.
SAFFIOTTI, Heleieth I.B. O Poder do Macho. 12ª ed., São Paulo: Editora Moderna, 1987, 120 p.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e Ensaios