População imigrante e educação intercultural na educação profissional e tecnológica: uma perspectiva de internacionalização na formação continuada
Palavras-chave:
imigrantes, interculturalidade, formação continuada, EPT, internacionalizaçãoResumo
Apresentamos a concepção de migração e educação como direitos fundamentais do ser humano, de modo que isso deve ser observado com especial atenção por governos e órgãos internacionais. No âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT), os princípios que orientam os Institutos Federais geram compromisso para com o acesso e acolhimento da população migrante à sua estrutura, especialmente diante do fenômeno de interiorização da população imigrante internacional. Para isso, propomos que a educação deve se dar sob uma perspectiva intercultural, proporcionando uma visão plena de uma sociedade sob influência de um processo de migração e intercâmbio permanente. Esse processo se dá através da formação continuada dos docentes que, ao contemplar os conceitos caros à intercultura, ajudam a posicionar essa questão no centro do desenvolvimento institucional e educacional, possibilitando que essa integração atue na direção da internacionalização da instituição.Referências
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Publicado
2022-08-19