O uso da música na Educação Profissional e Tecnológica: uma oficina pedagógica no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Edgar Flávio de Oliveira Professor nas redes municipais de educação de Sertãozinho e Ribeirão Preto
  • Olavo Henrique Menin IFSP

Palavras-chave:

Música, Educação Musical, Educação Profissional, Ensino Médio Integrado.

Resumo

A Educação Musical na Educação Profissional e Tecnológica pode promover o resgate da relação histórica entre música e trabalho, esquecida pela sociedade industrial. O uso da música na educação ajuda a superar uma lacuna de décadas sem Educação musical nas escolas. Neste artigo, apresentamos a proposta de uma oficina didática que pretende contextualizar a realidade do estudante por meio da educação estética, utilizando-se do diálogo entre canções e produtos de outras linguagens artísticas de para promover a integração curricular.  A oficina foi aplicada a alunos do primeiro ano do curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e os dados coletados mostram que ela promoveu problematizações e questionamentos pertinentes à formação crítica dos estudantes. Foi constatado também que os estudantes acreditam no potencial formador da música e em suas contribuições para o processo educacional.

Referências

ALIKE. Direção de Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Mendéz. Espanha: Pepe School Land, 2016. Animação em 3D (8 min.). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=1FIwBEGC9gc>acesso em 07/dez/2018.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, SP. Editora Boitempo, 2009.

ARAÚJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e Ensino integrado. Revista Educação em Questão, n°38, 2015, p. 61 -80.

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. Arte, educação e sociedade em Gyorye Luckács e na pedagogia histórico-crítica. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p. 169-190, abr./jun. 2017

BASTIÃO, Zuraida Abud. Apreciação Musical: Repensando Práticas Pedagógicas. XII. Encontro Anual da ABEM. Anais... Porto Alegre: ABEM, 2003, (CD Rom).

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei 5692 de 11/08/1971. Brasília: Presidência da República, 1971.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei 9.394 de 20/12/1996. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para disport sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília:
Presidência da República, 2008.

CANÇADO, Tânia Mara Lopes. Projeto Cariúnas – uma proposta de educação musical numa abordagem holística da educação. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 14, mar. 2006, p. 17-24.

COUTO, Ana Carolina Nunes; SANTOS, Israel Rodrigues Souza. Por Que Vamos Ensinar Música na Escola? Reflexões Sobre Conceitos, Funções e Valores da Educação Musical Escolar. Opus, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 110-125, jun. 2009.

DAYRELL, Juarez. O Jovem como Sujeito Social. Revista Brasileira de Educação. N° 24, 2003, p. 40-52.

______________. A Escola “Faz” as Juventudes? Reflexões em Torno da Socialização Juvenil. Educação e Sociedade. Campinas, 2007, V.28, N°100, p.
1105-1128.

FIGUEIREDO, Sérgio. O processo de aprovação da Lei 11.769/2008 e a obrigatoriedade da música na Educação Básica. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, Belo Horizonte, 2010.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2.ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro:
FUNARTE, 2008.

GASPARIN, João Luiz; PETENUCCI, Maria Cristina. Pedagogia HistóricoCrítica: da teoria a prática no contexto escolar. 2008.Disponível em<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289- 8.pdf>acesso: 10 nov. 2018.

ILIART, Mirela Figueiredo; LARANJEIRA, Denise Helena. Cartografia de circuitos culturais juvenis em Feira de Santana – BA / Brasil. Desidades, n°14,
ano 5, mar 2017.

KOELLREUTTER, H. J. Educação musical no Terceiro Mundo. In: KATER, C. (Ed.) Cadernos de estudo: educação musical, n. 1. São Paulo: Atravez: EMUFMG, 1990. p. 1-8.

KUENZER, Acácia. O trabalho como princípio educativo. Cad. Pesq., São Paulo, fev. 1989, p. 21-28.

KUENZER, Acácia; GRABOWSK, G. A produção do conhecimento no campo da educação profissional no regime de acumulação flexível. Holos, 2016, p. 22 - 32.

MASSUIA, Lilian Franco. A importância da apreciação musical para o desenvolvimento de uma escuta Ativa no Âmbito da Diversidade Musical. 2012 tese (Licenciatura em Música) UnB/UAB, 2012.

MOTTA, Ana Raquel. O papel da música nas atividades de trabalho. Bakhtiniana, São Paulo, 10 (2): 90-114, Maio/Ago. 2015.

OLIVEIRA, Kelly da Silva. Culturas juvenis no Ensino Médio: ressignificando a prática escolar. Presidente Prudente, UNESP, 2017.

RAMOS, Marise N. Ensino Médio Integrado: Ciência, Trabalho e Cultura na Relação entre Educação Profissional e Educação Básica. Porto Alegre, Artmed,
2010, p. 42 - 57.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SILVA, Mônica Ribeiro da; PELISSARI, Lucas Barbosa; STEIMBACH, Allan Andrei. Juventude, Escola e Trabalho: Permanência e Abandono na Educação
Profissional Técnica de Nível Médio. Educação e Pesquisa. São Paulo, 2013, V39, n.2, p.403-417.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Léa. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? Série Educação, 4ª edição, EDIPUCRS, Porto Alegre, 2002.

ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Da Música, Seus Usos e Recursos. São Paulo: Editora Unesp, 2ª edição, 2007.

Downloads

Publicado

2022-08-19