A Educação Ambiental na Formação de Professores de Química: Uma Análise Documental da Inserção da Temática

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal da Bahia
  • Hygor de Almeida Rodrigues Universidade Federal de Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

Educação Ambiental, formação inicial docente, análise documental, Química

Resumo

A preocupação com a Questão Ambiental está cada vez mais em evidência na sociedade e tem chegado até a escola, com um apelo especial na disciplina de Química. Mas, como implementar a discussão ambiental no Currículo escolar sem antes se pensar na formação do professor, o responsável por promover essas discussões? Assim, este trabalho buscou avaliar como é trabalhada a Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Química de Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Goiás. Foram mapeados 15 Cursos nesta região que ofertam a Modalidade Licenciatura em Química. Para a coleta de dados, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos em busca de se encontrar indícios de como a Educação Ambiental é trabalhada nos Currículos. Após a análise documental, os dados obtidos foram tratados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, sendo criadas quatro categorias. Neste trabalho é discutida uma delas, “Problemas e possíveis soluções de Questões Ambientais”. Pôde-se observar que, além de não aparecerem discussões ambientais em outras disciplinas que não seja a Química Ambiental, alguns destes Cursos só se limitavam à discussão/citação dos problemas ambientais, mas não problematizavam/ofereciam/discutiam enfrentamentos para tais problemas, configurando-se como uma abordagem tradicional da Educação Ambiental. Então, fica a dúvida: será que estes alunos, futuros professores, terão uma boa formação para trabalharem a Educação Ambiental de uma forma crítica e emancipatória? As práticas pedagógicas que os professores desenvolvem são ligadas às suas concepções. Assim, percebe-se que ainda há muito a ser modificado em relação à Educação Ambiental nos currículos de formação inicial de professores de Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Goiás.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES.

Hygor de Almeida Rodrigues, Universidade Federal de Catalão

Licenciando em Educação do Campo

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo