Breve histórico da educação profissional e tecnológica e uma correlação com a biblioteca

Autores

  • Lívia Ferreira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho
  • André Luis Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho como Princípio Educativo, Formação Humana Integral, Biblioteca.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da educação profissional e tecnológica a considerar que a educação brasileira é marcada por uma série de disputas que vislumbravam e ainda buscam combater o dualismo no ensino propedêutico e profissional. Ao longo do processo histórico educacional brasileiro, a comunidade de educadores tem se esforçado e lutado por uma educação que proporcione a formação integral e politécnica, em que o Estado ofereça educação pública, gratuita e obrigatória, articulando educação e trabalho, com o propósito de superar o hiato entre trabalho manual e trabalho intelectual correspondente à formação omnilateral, que faz referência a uma formação humana oposta à formação unilateral provocada pelo trabalho alienado e pela divisão social do trabalho. A educação profissional e tecnológica pensa numa educação que atenda às necessidades da classe trabalhadora, ampliando a consciência crítica do sujeito. A escola figura como um espaço formal onde tal processo educacional se desenvolve e refletir sobre a biblioteca pressupõe pensá-la como um órgão ativo dentro do universo escolar, que, por meio dos seus serviços e disponibilização de materiais, contribui para o processo de ensino-aprendizagem e para a concepção de sujeitos críticos que fazem uso efetivo da informação.

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Publicado

2022-08-19