A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no Ensino Técnico: um estudo de caso no curso técnico em eletrotécnica, IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora
Palavras-chave:
Autismo, Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
O presente estudo trata da temática da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na (EPT). Sendo proposto um estudo de caso no curso Técnico Concomitante em Eletrotécnica à luz dos discursos dos professores, coordenador do curso, estudantes, estudante com TEA e seus responsáveis. De modo a analisar as barreiras e possibilidades da inclusão na EPT. O motivo para a realização desta pesquisa deve-se ao fato de ser de grande importância que se ofereça a todos, esclarecimentos sobre o tema para que possam aprimorar as práticas educativas, no âmbito da EPT, para que as diferenças existentes desses alunos, e não somente deles, sejam contempladas. A pesquisa possui caráter qualitativo. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. O trabalho de campo empreendido possibilitou a identificação de barreiras e possibilidades da instituição para o exercício da educação inclusiva. A partir dos discursos e da análise foram identificadas barreiras, como a capacitação, apropriação de documentos institucionais e legislação, ausência de diálogo entre servidores e com a família do estudante com TEA. Os desafios da inclusão são contínuos e o diálogo, bem como a ação de todos é que irão contribuir para que tenhamos um ensino para todos.Referências
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Publicado
2022-08-19