A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no Ensino Técnico: um estudo de caso no curso técnico em eletrotécnica, IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora

Autores

  • Maria José Batista IF Sudeste MG
  • Leonardo Fonseca Barbosa IF Sudeste MG

Palavras-chave:

Autismo, Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente estudo trata da temática da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na (EPT). Sendo proposto um estudo de caso no curso Técnico Concomitante em Eletrotécnica à luz dos discursos dos professores, coordenador do curso, estudantes, estudante com TEA e seus responsáveis. De modo a analisar as barreiras e possibilidades da inclusão na EPT. O motivo para a realização desta pesquisa deve-se ao fato de ser de grande importância que se ofereça a todos, esclarecimentos sobre o tema para que possam aprimorar as práticas educativas, no âmbito da EPT, para que as diferenças existentes desses alunos, e não somente deles, sejam contempladas.  A pesquisa possui caráter qualitativo. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. O trabalho de campo empreendido possibilitou a identificação de barreiras e possibilidades da instituição para o exercício da educação inclusiva. A partir dos discursos e da análise foram identificadas barreiras, como a capacitação, apropriação de documentos institucionais e legislação, ausência de diálogo entre servidores e com a família do estudante com TEA. Os desafios da inclusão são contínuos e o diálogo, bem como a ação de todos é que irão contribuir para que tenhamos um ensino para todos. 

Biografia do Autor

Maria José Batista, IF Sudeste MG

Mestre em Educação, Pedagoga, atuando como especialista na educação do Municipio de Rio Pomba MG.

Leonardo Fonseca Barbosa, IF Sudeste MG

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas (2009), com mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela mesma Universidade (2011) e doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), campus Botucatu-SP; com período de Doutorado sanduíche no Consejo Superior de Investigaciones Científicas em Malaga, Espanha (2012/2013) fomentado pelo PDSE - CAPES. Com Pós-doutorado (PNPD/ Institucional) pela Universidade Federal de Alagoas, atuando com transmissão de fitoviroses, identificação de espécies de mosca-branca e de seus endossimbiontes, identificação morfológica e molecular de fungos e controle alternativo de doenças de plantas. Atualmente é Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas. Atuando nos cursos Técnicos integrados ao ensino médio, bacharelado em Agroecologia e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Campus Rio Pomba.

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Publicado

2022-08-19