Educação para a Cidadania Fiscal: um Contributo para a Formação Integral dos Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Maria Rita dos santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Palavras-chave:

Tributação, Educação Fiscal, Formação integral, IFSULDEMINAS.

Resumo

 RESUMOUma das principais finalidades dos tributos é viabilizar o cumprimento pelo Estado da sua função social. Entretanto, no Brasil quando o assunto é tributação percebe-se muita insatisfação por parte dos cidadãos. Buscando despertar nos cidadãos comportamentos comprometidos com a cidadania fiscal, foi implementado nas três esferas de governo o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Considerando a convergência entre os princípios norteadores das propostas educativas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com os princípios formativos da Educação Fiscal proposta pelo PNEF, em relação à formação integral dos estudantes, esta pesquisa buscando explorar alternativas para auxiliar a abordagem do tema pelos professores, apresenta como objetivo geral a proposta de introdução da temática Educação Fiscal na EPT, por meio de um produto educacional no formato de cartilha, a ser trabalhado de forma transversal e interdisciplinar, visando o fortalecimento da cidadania fiscal e contribuindo assim para a formação integral dos alunos. A pesquisa, de natureza aplicada, utilizou-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa. A análise dos resultados foi descritiva e reflexiva com algumas técnicas quantitativas para a mensuração dos dados. Constatou-se que tanto os discentes quanto os docentes consideraram que a abordagem dessa temática é muito importante para a formação dos estudantes, compreendendo-se que é possível e pertinente trabalhar com a temática Educação Fiscal na educação formal.

Biografia do Autor

Maria Rita dos santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de minas Gerais - IFSULDEMINAS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Sapucaí (2008), Especialização em Contabilidade pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012). Contadora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais desde 2014.

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Atualmente exerce a função de Coordenador de Extensão do IFSP-SBV. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da UNESP-Rio Claro. Tem Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Computação Aplicada à Educação Básica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/NEAD). Realizou Pós-doutorado junto à Faculdade de Ciência e Tecnologia e Grupo de Pesquisa em Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) da UNESP de Presidente Prudente . Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP-Rio Claro, Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras e História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 7 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro dos grupos de pesquisa CNPq GETERR, DITER, "Estruturas de Governança e Desenvolvimento" e "Humanidades", sendo líder do último. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B, artigos em Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 06 nov. 2020.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 07 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em 05 nov. 2020.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997a.126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 24 ago. 2020.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1997b.146p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf . Acesso em 24 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/CNE/MEC nº 07 de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf . Acesso em 04 jan. 2020.

BRASIL. Portaria MF/ MEC Nº 413, de 31 de dezembro de 2002. Implementa o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Disponível em: http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=27597 . Acesso em 04 ago. 2020.

BRASIL. Indicadores de Iniquidade do Sistema Tributário Nacional: Relatório de Observação nº 2. Brasília: Presidência da República, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, 2ª Edição, 2011. Disponível em: http://www.cdes.gov.br/Plone/biblioteca/busca/5-observatorio-da-equidade/relatorio-de-observacao-2-indicadores-de-equidade. Acesso em 27 abr. 2021.

BRASIL. Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES. Comissão de Trabalho Reforma Tributária. Respostas Elaboradas pelo CDES, Brasília, 2018. Disponível em: http://www.cdes.gov.br/Plone/biblioteca/busca/2-reuniao-de-grupo-de-trabalho/deliberacoes/propostas-ct-reforma-tributaria-11-2018.pdf . Acesso em 27 abr. 2021.

BRASIL. Resolução 37/2020/CONSUP/IFSULDEMINAS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre.Disponível em: *Imagem digitalizada (ifsuldeminas.edu.br). Acesso em 08 maio 2021.

CÂMARA, Maria Juraci Alves. Educação Fiscal nas Escolas: um contributo para a educação da cidadania. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração Instituto de Educação, Lisboa, 2016. Disponível em: https://recil.grupolusofona.pt/jspui/bitstream/10437/8179/1/Juraci%20-%20tese%20FORMAT.pdf . Acesso em 03 mar. 2021.

CERVI, Rejane de Medeiros. Educação Tributária. Coleção Agrinho, p. 637-654. 2014. Disponível em: http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/39_Educacao-tributaria.pdf. Acesso em 18 fev. 2020.

CHIEZA, Rosa Angela; DUARTE, Maria Regina Paiva; DE CESARE, Claudia Maria (org). Educação Fiscal e Cidadania: reflexões da prática educativa. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, p. 14-19, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197178 . Acesso em 23 jan 2020.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, n.3, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087 . Acesso em 07 nov. 2020.

DUARTE, M. R. P.; SANTOS, D. R. P. Sistema Tributário Brasileiro. In: CHIEZA, R. A.; DUARTE, M. R. P.; DE CESARE, C. M. (org). Educação Fiscal e Cidadania: reflexões da prática educativa. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2018. p. 22-49. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197178 . Acesso em 23 jan 2020.

DUARTE, M. R. P.; SANTOS, D. R. P.; MEYER, L. B. R. Carga Tributária Brasileira e a Experiência Internacional. In: CHIEZA, R. A.; DUARTE, M. R. P.; DE CESARE, C. M. (org). Educação Fiscal e Cidadania: reflexões da prática educativa. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2018. p.52-66. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197178 . Acesso em 23 jan 2020.

FRIGOTTO, G. Educação Omnilateral. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf . Acesso em 21 ago. 2020.

Escola de Administração Fazendária-ESAF. Programa Nacional de Educação Fiscal-PNEF: Documento Base. 2ª ed. Brasília, 2015. Disponível em:
https://receita.fazenda.rs.gov.br/conteudo/7465/documento-base-do-programa-nacional-de-educacao-fiscal Acesso em 25 nov. 2020.

FELICIO, Raphael Maleque; MARTINEZ Antonio Lopo. Sistema Tributário Brasileiro: Análise da Percepção dos Tributaristas à Luz dos Conceitos de Eficiência e Justiça Fiscal. XVIII USP International Conference in Accounting. São Paulo, jul. 2018. Disponível em Microsoft Word - 662.doc (fipecafi.org). Acesso em 27 abr. 2021.

LIMA, Ivan Cordeiro. Educação Fiscal para a Cidadania / Ivan Cordeiro Lima. -- São Paulo: Egesp, 2019. 74p. Disponível em http://www.educacaofiscal.sp.gov.br/contents/apostila-educacao-fiscal-cidadania.pdf . Acesso em 24 ago. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR. Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%Adtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf . Acesso em 05 nov. 2020.

REIS, Adriano Kozoroski; PFITSCHER, Elisete Dahmer; CASAGRANDE, Maria Denize Henrique. A Educação Fiscal no Brasil: estudo realizado nos 27 Estados da Federação, distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC – Florianópolis, v. 11, n. 31, p.37-56, dez./mar. 2012. Disponível em: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1257. Acesso em 18 ago. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 16 nov. 2020.

SILVA, José Francisco da. A Educação para a Cidadania Fiscal: ações do Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF no ensino fundamental e médio. 2011, 80 f. Monografia (Especialização em Legislativo e Politicas Públicas). Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos deputados (Cefor), Brasília, 2011. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/5866. Acesso em 03 mar. 2020.

SOUZA, P. A. C.; SOUZA, T. S. C. Desenvolvendo Projetos para Disseminação da Cidadania Fiscal. In: CHIEZA, R. A.; DUARTE, M. R. P.; DE CESARE, C. M. (org). Educação Fiscal e Cidadania: reflexões da prática educativa. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, p. 246-261, 2018. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197178 . Acesso em 23 jan 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-19