Considerações filosóficas sobre o cânone literário e o ensino de literatura
Palavras-chave:
Filosofia da literatura, Ensino de literatura, Cânone literário, Indústria da Cultura.Resumo
Levantam-se reflexões e posicionamentos sobre a natureza do cânone literário, a partir de uma bibliografia embasada em poetas e escritores, como Ezra Pound, Leão Tolstói, Vladimir Nabokov e Italo Calvino, sem dispensar a filosofia kantiana, heideggeriana, o pensamento de Adorno e Horkheimer e os estudos de Bakhtin. Nesse sentido, propondo uma filosofia da literatura, este texto abarca uma série de ideias a respeito do cânone cuja síntese expressa-se na asserção de que, como um referencial artístico-filosófico, o cânone compõe-se da maioridade do pensamento essencial com que se pode dialogar, sendo-lhe, pois, uma fonte autêntica e inexaurível, de sumo interesse à educação, haja vista seu caráter paidêutico (παιδευτικός), sem que se reduza o cânone a essa finalidade. Por fim, de discussão necessária, consideram-se as diferenças entre as obras artísticas e a indústria da cultura (kulturindustrie), cuja indistinção não concorre ao desenvolvimento do conhecimento metafórico-sensorial e do espírito crítico-filosófico, em prejuízo, novamente, à educação e às artes.Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialektik der Aufklärung. Frankfurt: Fischer, 1989 [1944].
AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. Paris: Hoëbeke, 1998.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Edição crítica de Diléa Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
ASSIS, Machado de. Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de nacionalidade. Publicado no Jornal “O Novo Mundo”, Nova York, n.º 30, 24/03/1873. In: ASSIS, Machado de. Obra completa em quatro volumes. Volume 3. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015.
ASSIS, Machado de. Revista Dramática (José de Alencar: mãe), 29 de março de 1860. Rio de Janeiro: Diário do Rio de Janeiro. In: ASSIS, J. M. Machado de. Obra completa em quatro volumes, vol. 3. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015a.
BAILLY, Anatole. Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 1935.
BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Observações sobre a epistemologia das ciências humanas [a propósito da metodologia das ciências humanas], 1974. In: BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por M. E. Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CALVINO, Italo. Perché leggere i classici. Milano: Mondadori, 2002 [1991].
CHANTRAINE, Pierre. Dictionnaire Étymologique de la Langue Grecque: histoire des mots. Paris: Klincksieck, 1968.
CROCE, Benedetto. Cultura e Vita Morale. Intermezzi polemici. Bari: Laterza & Figli, 1914.
EAGLETON, Terry. Literary Theory: an introduction. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.
EINSTEIN, Albert. Mein Weltbild. München: Piper, 1986 [1934].
EINSTEIN, Albert. O significado da relatividade. Com a Teoria Relativista do Campo não simétrico. Explicação prévia e tradução de Mário Silva. Lisboa: Gradiva, 2003.
EINSTEIN, Albert. Physik und Realität. Journal of The Franklin Institute. Philadelphia, vol. 221, n. 3, pp. 313-347, mar. 1936.
EINSTEIN, Albert. Über die spezielle und die allgemeine Relativitäts – theorie. Berlin: Springer, 2009.
GALON, Lucas Eduardo da Silva. Estética e contemporaneidade: por uma filosofia da música nova. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
GOGH, Van. Girassóis. Óleo sobre tela. 1888-1889. 95 x 73 cm. Van Gogh Museum, Amsterdam. Disponível em: < https://www.vangoghmuseum.nl/en/collection/s0031V1962>. Acesso em: 09 abr. 2021.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. II Quaderni 6-11. Edizione critica dell’Instituto Gramsci. A cura di Valentino Gerratana. Quaderno 6 (VIII) 1930-1932, Miscellanea. Torino: Einaudi, 1977.
HEIDEGGER, Martin. Gesamtausgabe. I. Abteilung: veröffentlichte schriften 1914-1970. Band 5. “Der Ursprung des Kunstwerkes (1933/36)”, pp. 01-74. Frankfurt: Klostermann, 1977.
HEIDEGGER, Martin. Gesamtausgabe. II. Abteilung: Vorlesungen 1923 - 1944. Band 55. “Heraklit (1943/44)”. Frankfurt: Klostermann, 1979.
HOFMANN, Dorothea; RICCIARDI, Rubens Russomanno. Coleção de modinhas e Lundum (Dança Popular Brasileira) do Anexo Musical da Viagem ao Brasil de Spix & Martius – a possível contribuição agora revelada de Theodor Lachner na edição de Munique. In: RICCIARDI, Rubens Russomanno (Org.). Música Popular Brasileira Antiga. São Paulo: Pharos, 2015.
HOMÈRE. Illiade. Traduction par P. Mazon. Paris: Les Belles Lettres, 1938.
HORACE. Épîtres. Texte établi et traduit par François Villeneuve. Paris: Les Belles Lettres, 2018.
HORACE. Odes et épodes. Texte établi et traduit par F. Villeneuve. Paris: Les Belles Lettres, 1967.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JAPIASSU, Hilton. Nem tudo é relativo: a questão da verdade. São Paulo: Letras & Letras, 2001.
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MAUROIS, André. Les illusions. Avant-propos de Jean Mistler. Paris: Hachette, 1968.
MORAES, Rubens Borba de. Bibliografia Brasileira do Período Colonial. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1969.
MUZHI, Yang. Preface to the library of Chinese classics. In: LI BAI. Selected poems of Li Bai (李白诗造). Translated into English by Xu Yuanchong. Hunan: People’s Publishing House, 2007.
NABOKOV, Vladimir. Lições de literatura. Edição, prefácio e notas de Fredson Bowers; introdução de John Updike; tradução Jorio Dauster. São Paulo: Três Estrelas, 2015.
Nietzsche, Friedrich. Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik. München: GmbH, 1954 [1872].
OVIDE. Les Métamorphoses. Texte établi par Georges Lafaye. Émendé, présenté et traduit par Olivier Sers. Paris: Les Belles Lettres, 2009.
OXFORD. Lexico. Oxford English and Spanish Dictionary, Thesaurus, and Spanish to English Translator [Online]. Oxford: Oxford University Press, 2021. Disponível em: https://www.lexico.com/en/definition/post-truth. Acesso em: 16 abr. 2021.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Tradução de Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001 [1966].
PAZ, Octavio. El arco y la lira. Mexico: Fondo de Cultura, 1990 [1956].
POUND, Ezra. ABC of Reading. London, Boston: Faber and Faber, 1951 [1934].
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Cantor e cantor de microfone: discussão conceitual sobre música, música popular e indústria da cultura. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 110-139, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/170647. Acesso em: 30 abr. 2021.
RICCIARDI, Rubens Russomano. Grande Lundum editado por Edward Laemmert no Rio de Janeiro – o gênero popular brasileiro entre o batuque e o samba, p. 61-93. In: RICCIARDI, Rubens Russomanno (Org.). Música Popular Brasileira Antiga. São Paulo: Pharos, 2015.
RODRIGUES, Marco Aurélio. A aemulatio senequiana: o caso da tragédia Agamêmnon. Classica, v. 33, n. 01, p. 31-49, 2020. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/699. Acesso em: 30 abr. 2021.
ROHDEN, Huberto. Einstein: o enigma da matemática. 3. ed. São Paulo: Alvorada, 1980.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo dicionário latino-português. 12a. ed. (fac-similar). Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Garnier, 2000.
TOLSTÓI, Leon. O que é arte? Tradução de Yolanda S. de Toledo e Yun Jung Im. São Paulo: Experimento, 1994.
TOLSTOÏ, Léon. Oeuvres complètes. Sous la rédaction générale de V. Tchertkoff. Tome 20. Moscou: Édition d’État, 1939.
TOLSTOI, Liev. Anna Kariênina. Tradução e apresentação de Rubens Figueiredo. São Paulo: Cosac Naify, 2013 [1878].
VEIGA, Paulo Eduardo de Barros. Apresentação do Dossiê do Seminário ‘A Pesquisa em Artes: uma discussão conceitual’. Revista Tulha. Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, pp. 247-305, jul.-dez., 2020.
AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. Paris: Hoëbeke, 1998.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Edição crítica de Diléa Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
ASSIS, Machado de. Notícia da atual literatura brasileira. Instinto de nacionalidade. Publicado no Jornal “O Novo Mundo”, Nova York, n.º 30, 24/03/1873. In: ASSIS, Machado de. Obra completa em quatro volumes. Volume 3. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015.
ASSIS, Machado de. Revista Dramática (José de Alencar: mãe), 29 de março de 1860. Rio de Janeiro: Diário do Rio de Janeiro. In: ASSIS, J. M. Machado de. Obra completa em quatro volumes, vol. 3. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015a.
BAILLY, Anatole. Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 1935.
BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Observações sobre a epistemologia das ciências humanas [a propósito da metodologia das ciências humanas], 1974. In: BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por M. E. Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CALVINO, Italo. Perché leggere i classici. Milano: Mondadori, 2002 [1991].
CHANTRAINE, Pierre. Dictionnaire Étymologique de la Langue Grecque: histoire des mots. Paris: Klincksieck, 1968.
CROCE, Benedetto. Cultura e Vita Morale. Intermezzi polemici. Bari: Laterza & Figli, 1914.
EAGLETON, Terry. Literary Theory: an introduction. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.
EINSTEIN, Albert. Mein Weltbild. München: Piper, 1986 [1934].
EINSTEIN, Albert. O significado da relatividade. Com a Teoria Relativista do Campo não simétrico. Explicação prévia e tradução de Mário Silva. Lisboa: Gradiva, 2003.
EINSTEIN, Albert. Physik und Realität. Journal of The Franklin Institute. Philadelphia, vol. 221, n. 3, pp. 313-347, mar. 1936.
EINSTEIN, Albert. Über die spezielle und die allgemeine Relativitäts – theorie. Berlin: Springer, 2009.
GALON, Lucas Eduardo da Silva. Estética e contemporaneidade: por uma filosofia da música nova. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
GOGH, Van. Girassóis. Óleo sobre tela. 1888-1889. 95 x 73 cm. Van Gogh Museum, Amsterdam. Disponível em: < https://www.vangoghmuseum.nl/en/collection/s0031V1962>. Acesso em: 09 abr. 2021.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. II Quaderni 6-11. Edizione critica dell’Instituto Gramsci. A cura di Valentino Gerratana. Quaderno 6 (VIII) 1930-1932, Miscellanea. Torino: Einaudi, 1977.
HEIDEGGER, Martin. Gesamtausgabe. I. Abteilung: veröffentlichte schriften 1914-1970. Band 5. “Der Ursprung des Kunstwerkes (1933/36)”, pp. 01-74. Frankfurt: Klostermann, 1977.
HEIDEGGER, Martin. Gesamtausgabe. II. Abteilung: Vorlesungen 1923 - 1944. Band 55. “Heraklit (1943/44)”. Frankfurt: Klostermann, 1979.
HOFMANN, Dorothea; RICCIARDI, Rubens Russomanno. Coleção de modinhas e Lundum (Dança Popular Brasileira) do Anexo Musical da Viagem ao Brasil de Spix & Martius – a possível contribuição agora revelada de Theodor Lachner na edição de Munique. In: RICCIARDI, Rubens Russomanno (Org.). Música Popular Brasileira Antiga. São Paulo: Pharos, 2015.
HOMÈRE. Illiade. Traduction par P. Mazon. Paris: Les Belles Lettres, 1938.
HORACE. Épîtres. Texte établi et traduit par François Villeneuve. Paris: Les Belles Lettres, 2018.
HORACE. Odes et épodes. Texte établi et traduit par F. Villeneuve. Paris: Les Belles Lettres, 1967.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JAPIASSU, Hilton. Nem tudo é relativo: a questão da verdade. São Paulo: Letras & Letras, 2001.
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MAUROIS, André. Les illusions. Avant-propos de Jean Mistler. Paris: Hachette, 1968.
MORAES, Rubens Borba de. Bibliografia Brasileira do Período Colonial. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1969.
MUZHI, Yang. Preface to the library of Chinese classics. In: LI BAI. Selected poems of Li Bai (李白诗造). Translated into English by Xu Yuanchong. Hunan: People’s Publishing House, 2007.
NABOKOV, Vladimir. Lições de literatura. Edição, prefácio e notas de Fredson Bowers; introdução de John Updike; tradução Jorio Dauster. São Paulo: Três Estrelas, 2015.
Nietzsche, Friedrich. Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik. München: GmbH, 1954 [1872].
OVIDE. Les Métamorphoses. Texte établi par Georges Lafaye. Émendé, présenté et traduit par Olivier Sers. Paris: Les Belles Lettres, 2009.
OXFORD. Lexico. Oxford English and Spanish Dictionary, Thesaurus, and Spanish to English Translator [Online]. Oxford: Oxford University Press, 2021. Disponível em: https://www.lexico.com/en/definition/post-truth. Acesso em: 16 abr. 2021.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Tradução de Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001 [1966].
PAZ, Octavio. El arco y la lira. Mexico: Fondo de Cultura, 1990 [1956].
POUND, Ezra. ABC of Reading. London, Boston: Faber and Faber, 1951 [1934].
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Cantor e cantor de microfone: discussão conceitual sobre música, música popular e indústria da cultura. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 110-139, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/170647. Acesso em: 30 abr. 2021.
RICCIARDI, Rubens Russomano. Grande Lundum editado por Edward Laemmert no Rio de Janeiro – o gênero popular brasileiro entre o batuque e o samba, p. 61-93. In: RICCIARDI, Rubens Russomanno (Org.). Música Popular Brasileira Antiga. São Paulo: Pharos, 2015.
RODRIGUES, Marco Aurélio. A aemulatio senequiana: o caso da tragédia Agamêmnon. Classica, v. 33, n. 01, p. 31-49, 2020. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/699. Acesso em: 30 abr. 2021.
ROHDEN, Huberto. Einstein: o enigma da matemática. 3. ed. São Paulo: Alvorada, 1980.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo dicionário latino-português. 12a. ed. (fac-similar). Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Garnier, 2000.
TOLSTÓI, Leon. O que é arte? Tradução de Yolanda S. de Toledo e Yun Jung Im. São Paulo: Experimento, 1994.
TOLSTOÏ, Léon. Oeuvres complètes. Sous la rédaction générale de V. Tchertkoff. Tome 20. Moscou: Édition d’État, 1939.
TOLSTOI, Liev. Anna Kariênina. Tradução e apresentação de Rubens Figueiredo. São Paulo: Cosac Naify, 2013 [1878].
VEIGA, Paulo Eduardo de Barros. Apresentação do Dossiê do Seminário ‘A Pesquisa em Artes: uma discussão conceitual’. Revista Tulha. Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, pp. 247-305, jul.-dez., 2020.