IDENTIDADE: O EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA DE LINGERIE EM FRANCA/SP

Autores

  • Mateus Beordo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Franca - UNESP
  • Lívia Marinho de Moura Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Franca - UNESP
  • Helen Barbosa Raiz Engler Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Franca - UNESP

Palavras-chave:

identidade, empreendedorismo, indústria têxtil, lingerie, Franca/SP

Resumo

A globalização vem trazendo ao mundo diversas inovações e uma grande cadeia de mudanças que exigiram do mercado, pessoas inovadoras, com um perfil empreendedor, ou seja, que conseguem ter um "novo olhar" sobre o ambiente dado. Através destes desafios, surgem a partir da necessidade demudanças, um nicho de mercado, potencial e com um grande aproveitamento dos recursos físicos e humanos, em complementação à indústria de calçados, a indústria de lingerie. Objetivamos realizar uma breve análise do empreendedorismo e a identidade do empresário surgidas nos primeiros passos da indústria de lingerie na cidade de Franca/SP. A reestruturação do capitalismo exigiuhabilidades para criação de alternativas de atuação. Alguns setores passam por dificuldades de enfrentamento desta realidade, como é o caso das indústrias de calçado masculino, mas o implemento de outra atividade com o aproveitamento do conhecimento advindo do calçado, fez com que antigos operários, entre outros, empreender e possibilitou a absorção da mão de obra qualificada na costura para dentro das fábricas de lingerie. O universo de nossapesquisa possui potencial industrial e empreendedor dos empresários como pode ser observado na consolidação do setor  calçadista. As indústrias de calçado sofreram grandes modificações para permanecerem no mercado, mas algumas conseqüências foram inevitáveis e a capacidade de empregabilidade se reduziu, visto o dinamismo e a exigência rápida de novas ações fazendo surgir um paralelo à indústria do calçado, ou seja, a indústria da lingerie. A pesquisa recai sobre a reorganização da economia local na cidade em busca de alternativas, surgindo umacapacidade de inovar.

Referências

BARBOSA, Agnaldo de Sousa. Empresário fabril e desenvolvimento econômico: empreendedores, ideologia e capital na indústria do calçado: Franca, 1920-1990. 2004. 285 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara.
CAMPOS, Antônio Carlos de; PAULA, Nilson Maciel de. A indústria têxtil brasileira em um contexto de transformações mundiais. In Revista Econômica do Nordeste. Volume 37. Número 04. Fortaleza: 2006. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Publicacoes/REN-
Numeros_Publicados/docs/ren2006_v37_n4_a8.pdf>. Acesso em: 04 set. 2009. p. 592-608.
CIAMPA, Antonio da Costa. A estória de Severino e a história da Severina – Um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 2007. 242 p.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa – Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 299p. Fábricas de lingerie absorvem sapateiras. Disponível em: http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=19751. Acesso em: 22 jan. 2009.
FELIPPE, Marco. Lingeries feitas em Franca vão parar até no Japão. Comércio da Franca, Franca, 03 ago. 2007. Local. Disponível em:<http://www.comerciodafranca.com.br/materi
a.php?id=19752>. Acesso em: 22 jan. 2009.
GORINI, Ana Paula Fontenelle. Panorama do Setor Têxtil no Brasil e no Mundo: Reestruturação e Perspectivas. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export
/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set1202.pdf>. Acesso em: 04 set. 2009. História da Lingerie. Disponível em: <http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/
mulher-historia-da-lingerie/historia-da-
lingerie.php>. Acesso em: 22 jan. 2009.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997. 225 p.
LAZARINI, Cassiano. Empresas de roupas e lingeries triplicam em 10 anos em Franca. Comércio da Franca, Franca, 04 dez. 2008. Local.
PEREIRA, Mayara C. Freitas; BUENO, Cléria M. L. Bittar Pucci. A presença nas indústrias de lingerie na cidade de Franca. In Fractal: Revista de Psicologia. Volume 20. Número 02. 2008. p. 617-626.
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 572 p.
SCHILLING, Voltaire. Globalização, ontem e hoje. História - século XX. Disponível em:<http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2002/10/10/001.htm>. Acesso em: 28 abr. 2008.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e Ensaios