Ciranda Dialógica Literária: O letramento literário na construção de uma educação integral articulada ao ensino médio profissional

Autores

  • Fabiana Leite Leite de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Rosa Amélia Pereira da Silva Instituto Federal de Brasília

Palavras-chave:

Ciranda Dialógica Literária, Letramento Literário, Texto literário

Resumo

Objetiva-se apresentar e discutir os pressupostos teóricos basilares da Ciranda Dialógica Literária, uma proposta para o letramento literário no espaço escolar, idealizada por Silva (2016). Esta estratégia concorre para estabelecer uma interação dialógica entre estudante-leitor e texto literário, para, assim, conduzir o primeiro num processo sistemático de apropriação do texto literário e da reflexão suscitada por este. Acredita-se que essa construção reflexiva e dialógica, fomentada pelo texto literário, é essencial para uma formação integral, omnilateral do estudante. A CDL[1] é fundamentada em dois grandes pilares. O primeiro traz as contribuições de Bakhtin (1992); da Teoria do efeito estético de Jauss (2002); da Estética da recepção de Iser (1996 – 1999) e da proposta de leitura interacionista de Solé (1998). O segundo pauta-se nas colaborações de Freire (1967, 1989, 2001, 2019), Marx (2008 - 2016). Por fim, explanam-se as etapas da CDL, aplicada ao curso Técnico de nível médio em Edificações, destinada a jovens e adultos. Os resultados desta aplicação, discutidos, reiteram a crença de que o letramento literário contribui para a formação integral do estudante.[1] Sempre que as iniciais CDL forem mencionadas, estarão se referindo a Ciranda Dialógica Literária. 

Biografia do Autor

Fabiana Leite Leite de Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

 Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília, área de Língua Portuguesa na perspectiva de integração propiciada pelo Letramento Literário

Rosa Amélia Pereira da Silva, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Literatura e Práticas sociais pela Universidade de Brasília com pesquisa relacionada à recepção da Literatura produzida por Guimarães Rosa no Vale do Urucuia. É mestre em Literatura também pela Universidade de Brasília, com a pesquisa intitulada Ler literatura: o exercício do prazer (2009), área de Língua Portuguesa na perspectiva de integração propiciada pelo Letramento Literário

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 01 de março de 2021.p. 7-23; 461-500.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 8.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto. 2014.
_____. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
ENGELS, Friedrich; MARX, karl. Educação, Ensino e Marxismo (Antologia). São Paulo: Edições Iskra, 2016.
_______, Friedrich; MARX, karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008. Disponível em: https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/02/manifesto-comunista-EP.pdf . Acesso em: 01 de março de 2021.
FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 5. Disponível em: https://prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao. Acesso em: 01 de março de 2021.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2018.
______________. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, D. P. FIORIN, J. L. (Orgs.) Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp. 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A. 1967.
______. Pedagogia do oprimido. 69º ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra. 2019.
______. Política e educação. 5 ed. São Paulo: Cortez. 2001.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Krestschmer. Vol 1. São Paulo: Editora 34, 1996.
______. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol 2. Tradução de Johannes Krestschmer. São Paulo: Editora 34, 1999.
JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais e O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. In: A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.
LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Tradução Rodnei Nascimento; revisão da tradução Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes. 2003.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Editora Alínea, 2007.
RAMOS, M. “Concepção do Ensino Médio Integrado” Disponível em http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 01 de março de 2021.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan. – abr. 2007. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 01 de março de 2021.
SILVA, Rosa Amélia Pereira da. Do autor ao leitor – uma perspectiva dialógica. In: ROSA, D. S. e MANTOVANI, J. E. (Orgs.). Literatura, ensino e outras artes. São Paulo: Pontes, 2018. p.63 – 91.
_____. Travessias Literárias me perspectiva interacionista: teoria e prática. Brasília/ Arinos: [s.n.], 2016.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Claudia Schiling; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. 6 ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos