Recursos didáticos para o ensino de física de partículas

Autores

  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba
  • Rodrigo Henrique Revelete Godoy Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Palavras-chave:

ferramenta didática, modelo padrão, partícula elementar.

Resumo

Este artigo analisa as perspectivas para a inserção de tópicos relacionados ao estudo da física das partículas elementares e das interações fundamentais na educação básica. Foi realizada uma análise de diversos recursos didáticos disponíveis para o ensino da física de partículas e do modelo padrão de modo a municiar professores com ferramentas que possam ser úteis em diferentes situações educacionais com alunos com distintos graus de escolaridades. Mais especificamente, foram investigados livros, simulações, aplicativos, jogos, pôsteres, músicas, vídeos curtos, documentários e sites da internet que podem colaborar significativamente para o processo de aprendizagem acerca de conceitos de física de partículas.

Biografia do Autor

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).Mestre em Física pela USP (1988).Doutor em Física pela USP (1996).Docente na condição de professor titular do IFSP-Caraguatatuba.

Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Estudante de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Referências

ABDALLA, Maria Cristina Batoni. Sobre o discreto charme das partículas elementares. Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 38-44, 2005. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/charme.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
ABDALLA, Maria Cristina Batoni. O discreto charme das partículas elementares. São Paulo: Editora da Unesp, 2006.
ALVES, Marcos Fernando Soares; COSTA, Luciano Gonsalves. Proposta de aplicação de Física de partículas elementares para o Ensino Médio: um jogo sobre o modelo padrão
Atas do II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT), Ponta Grossa (PR), UTFPR, 2010. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/85.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
ALVES, Marcos Fabrício Lopes. O CMS e-Lab e o ensino de física de partículas na educação básica. Maceió: Dissertação de Mestrado (UFAL), 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4841. Acesso em: 24 fev. 2021.
ANJOS, Antonio Jorge Sena dos. As novas tecnologias e o uso dos recursos telemáticos na educação científica: a simulação computacional na educação em física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 569-600, dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2008v25n3p569. Acesso em: 12 fev. 2021.
AUBRECHT, Gordon J. The newest Standard Model Chart from the Contemporary Physics Education Project. Latin-American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, 4303, 2016. Disponível em: http://www.lajpe.org/dec16/4303_Aubrecht_2016.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.
BALTHAZAR, Wagner Franklin. Partículas elementares no ensino médio: uma abordagem a partir do LHC. Nilópolis, RJ: Dissertação de Mestrado (IFRJ), 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/305129/mod_resource/content/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Wagner%20Franklin%20Balthazar.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
BARDEEN, Marjorie; JOHANSSON, K. Erik; YOUNG, M. Jean. Particle Physics Outreach to Secondary Education. Annual Review of Nuclear and Particle Science, v. 61, n. 1, p. 149-170, 2011. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annurev-nucl-102010-130421. Acesso em: 18 fev. 2021.
BATISTA, Carlos Alexandre dos Santos; SIQUEIRA, Maxwell Roger da Purificação. A inserção da Física Moderna e Contemporânea em ambientes reais de sala de aula: uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 880-902, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n3p880. Acesso em: 10 fev. 2021.
BEAL, Ricardo. Da descoberta do núcleo ao Bóson de Higgs: uma introdução ao modelo padrão de partículas elementares com atividades virtuais. Florianópolis: Dissertação de Mestrado (UFSC), 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193626. Acesso em: 19 fev. 2019.
BUSATTO, Cassiano Zolet et al. O ensino de Física Moderna e Contemporânea na educação básica: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista CIATEC –UPF, v.10, n. 1, p. 104-115, 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/ciatec/article/view/8388/114114176. Acesso em: 12 fev. 2021.
CARUSO, Francisco; OGURI, Vitor; SANTORO, Alberto. Partículas Elementares: 100 Anos de Descobertas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.
CASTILHO, Luís Cláudio de Oliveira Castilho. Ensino de partículas no ensino médio. Volta Redonda, RJ: Dissertação de Mestrado (UFF), 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/10418/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lu%c3%ads%20Cl%c3%a1udio%20de%20Oliveira%20Castilho.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.
CECIRE, Kenneth; BARDEEN, Marjorie; MCCAULEY, Thomas. The CMS Masterclass and Particle Physics Outreach. EPJ Web of Conferences, v. 71, 00027, 2014. Disponível em: https://www.epj-conferences.org/articles/epjconf/pdf/2014/08/epjconf_icnfp2013_00027.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
COSTA, Márcia da; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Abordagem histórico-didática para o ensino da Teoria Eletrofraca utilizando simulações computacionais de experimentos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 242-262, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2020v37n1p242/42901. Acesso em: 21 fev. 2021.
GILMORE, Robert. Alice no país do Quantum: a Física Quântica ao alcance de todos.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
GILMORE, Robert. O mágico dos Quarks: a física de partículas ao alcance de todos.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. HELAYËL-NETO, José Abdalla. Supersimetria e interações fundamentais. Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 45-47, 2005. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/simetria.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
LAPKA; Marzena; GOLDFARB, Steven. The IPPOG Resource Database: Making particle physics outreach & education available worldwide. EPJ Web of Conferences, v. 245, 08002, 2019. Disponível em: https://www.epj-conferences.org/articles/epjconf/pdf/2020/21/epjconf_chep2020_08002.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.
LINO, Alex. Inserção de física moderna e contemporânea no ensino médio: a ligação entre teorias clássicas e modernas sob a perspectivas da aprendizagem significativa. Maringá, PR: Dissertação de Mestrado (UEM), 2010.
LOZADA, Cláudia de Oliveira; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Física de partículas elementares no ensino médio: as perspectivas dos professores em relação ao ensino do modelo padrão. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2007. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p690.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
MARQUES, T. C. F. et al. Ensino de física moderna e contemporânea na última década: revisão sistemática de literatura. Scientia Plena, v. 15, n. 7, 074809, 2019. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/4833/2190. Acesso em: 17 fev. 2021.
MOREIRA, Marco Antonio. Partículas e interações. Física na Escola, v. 5, n. 2, p. 10-14, 2004. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a03.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.
MOREIRA, Marco Antonio. A física dos quarks e a epistemologia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 161-173, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000200001. Acesso em: 17 fev. 2021.
MOREIRA, Marco Antonio. O modelo padrão da física de partículas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1, 1306, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000100006. Acesso em: 17 fev. 2021.
MOSINAHTI, Giovana Letícia. O uso de notícias científicas em aulas de física de partículas elementares para a promoção da alfabetização científica. São José do Rio Preto: Dissertação de Mestrado (UNESP), 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157186. Acesso em: 22 fev. 2021.
OLIVEIRA, Jefferson Rodrigues de Oliveira. Games Digitais: Uma Abordagem de Física de Partículas Elementares no Ensino Médio. Brasília, DF: Dissertação de Mestrado (UnB), 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/237123831.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.
OSTERMANN, Fernanda. Textos de apoio ao professor de física nº 12, 2001 – Partículas elementares e interações fundamentais. Instituto de Física – UFRGS, 2001. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/n12_ostermann.pdf . Acesso em: 15 fev. 2021.
OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Claudio José de Holanda. Física moderna e contemporânea no ensino médio: Elaboração de material didático em forma de pôster, sobre partículas elementares e interações fundamentais. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 3, p. 267-286, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6795. Acesso em: 14 fev. 2021.
OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Claudio José de Holanda. Um pôster para ensinar Física de Partículas na escola. Física na Escola, v. 2, n. 1, p. 13-18, 2001. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol02-Num1/particulas1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
OSTERMAN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/600/390. Acesso em: 15 fev. 2021.
PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Do próton de Rutherford aos quarks de Gell-Mann, Nambu... Florianópolis: Publicação interna do Departamento de Física do UFSC, 2019. Disponível em: www.evolucaodosconceitosdafisica.ufsc.br. Acessível em: 22 fev. 2021.
PEREIRA, Alexsandro P.; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: Uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 393-420, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/349. Acesso em: 17 fev. 2021.
PEREIRA, Marta Maximo. LHC: O que é, para que serve e como funciona. Física na Escola, v. 12, n. 1, p. 37-41, 2011. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol12/Num1/lhc.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.
PIRES, Antonio Sergio Teixeira; CARVALHO, Regina Pinto de. Por dentro do Átomo: Física de Partículas para leigos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank; CRUZ, Frederico Firmo de Souza. Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas. Ciência e educação, Bauru, v. 15, n. 2, p. 305-321, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200005. Acesso em: 12 fev. 2021.
SALOMÃO, João Pedro Quaresma Castro; DE ARAUJO, Rafaele Rodrigues de; MACKEDANZ, Luiz Fernando. Um estudo bibliográfico sobre metodologias no ensino de Física Moderna e Contemporânea. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 3, p. 233-243, 1 dez. 2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55481/751375151318. Acesso em: 17 fev. 2021.
SILVA, João Ricardo Neves da; ARENGHI, Luiz Eduardo Birello; LINO, Alex. Por que inserir física moderna e contemporânea no ensino médio? Uma revisão das justificativas dos trabalhos acadêmicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, p. 69-83, 2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1170. Acesso em: 18 fev. 2021.
SILVA, Leandro Londero da. O imaginário de professores de física sobre o uso de jogos no ensino da física de partículas elementares. Ludus Scientiae (RELuS), v. 3, n. 1, p. 46-69, 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1663. Acesso em: 18 fev. 2021.
SIQUEIRA, Maxwell Roger da Purificação. Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. São Paulo: Dissertação de Mestrado (USP), 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/en.php. Acesso em: 12 fev. 2021.
SIQUEIRA; Maxwell Roger da Purificação; PIETROCOLA, Maurício. A transposição didática aplicada a teoria contemporânea: a física de partículas elementares no ensino médio. Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), Londrina, 2006. Disponível em: http://www.hu.usp.br/wp-content/uploads/sites/293/2016/05/Maxwell_A_TRANSPOSICAO_DIDATICA_APLICADA.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
SHABAJEE, Paul; POSTLETHWAITE, Keith. What happened to modern physics? School Science Review, v. 81, n. 297, p. 51-56, 2000. Disponível em: https://arxiv.org/ftp/physics/papers/0401/0401016.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
SOARES NETO, João Augusto et al. Proposta de modelos para o ensino de física de partículas elementares na educação básica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 43242-43257, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/12622/10599. Acesso em: 21 fev. 2021.
SOUZA, M. A. M. et al. Jogo de Física de partículas: Descobrindo o bóson de Higgs. Revista Brasileira. Ensino de Física, v. 41, n. 2, e20180124, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0124. Acesso em: 11 fev. 2021.
THOMSON, Mark. Modern Particle Physics. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Press, 2013.
WEINBERG, Alvin M. Impact of Large-Scale Science on the United States. Science, Tennessee, v. 134, n. 3473, p. 161-164, 1961.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo