Reflexões sobre os aspectos ergonômicos: investigação quanto à abordagem no ensino da educação profissional tecnológica – EPT

Autores

  • Kleiton Rocha Saraiva Instituto Federal do Piauí - IFPI

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Educação profissional, Educandos

Resumo

Esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, na qual foi feito uma investigação acerca de trabalhos que versassem sobre o tema, com o objetivo de identificar o estado da arte e refletir sobre os aspectos ergonômicos abordados no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio. Para tanto, foi feito uma revisão de literatura em documentos (livros, artigos e legislação pertinente) e na base de dados Google Acadêmico. A sequência metodológica para seleção dos estudos pertinentes aos critérios atribuídos foi à busca pelos termos através de leitura dos títulos, seleção após leitura dos resumos e, por fim, seleção após leitura do trabalho completo, a partir da qual foram selecionados os estudos congruentes aos propósitos da pesquisa por meio de leitura analítica dos textos, evidenciando-se os principais aspectos abordados sobre o tema. Os resultados mostraram que a abordagem sobre a Ergonomia e a formação na Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao ensino médio não tem tido o merecido olhar, resultando em uma pequena disponibilidade de produção científica, e suscitando que pesquisas nessa área devam ser realizadas para subsidiar a efetiva implementação e aplicabilidade da ergonomia na EPT integrada ao ensino médio. Ademais, iniciado há pouco tempo no Brasil (EPT), ainda tem muitos desafios a serem vencidos, e novos caminhos a serem construídos, e um deles está relacionado à oferta de condições ergonômicas satisfatórias nos ambientes educacionais.

Biografia do Autor

Kleiton Rocha Saraiva, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Engenharia Agrícola. Departamento de Recursos Natuarais.

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo