Reflexões sobre os aspectos ergonômicos: investigação quanto à abordagem no ensino da educação profissional tecnológica – EPT
Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Educação profissional, EducandosResumo
Esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, na qual foi feito uma investigação acerca de trabalhos que versassem sobre o tema, com o objetivo de identificar o estado da arte e refletir sobre os aspectos ergonômicos abordados no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio. Para tanto, foi feito uma revisão de literatura em documentos (livros, artigos e legislação pertinente) e na base de dados Google Acadêmico. A sequência metodológica para seleção dos estudos pertinentes aos critérios atribuídos foi à busca pelos termos através de leitura dos títulos, seleção após leitura dos resumos e, por fim, seleção após leitura do trabalho completo, a partir da qual foram selecionados os estudos congruentes aos propósitos da pesquisa por meio de leitura analítica dos textos, evidenciando-se os principais aspectos abordados sobre o tema. Os resultados mostraram que a abordagem sobre a Ergonomia e a formação na Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao ensino médio não tem tido o merecido olhar, resultando em uma pequena disponibilidade de produção científica, e suscitando que pesquisas nessa área devam ser realizadas para subsidiar a efetiva implementação e aplicabilidade da ergonomia na EPT integrada ao ensino médio. Ademais, iniciado há pouco tempo no Brasil (EPT), ainda tem muitos desafios a serem vencidos, e novos caminhos a serem construídos, e um deles está relacionado à oferta de condições ergonômicas satisfatórias nos ambientes educacionais.Referências
ALVES, Wanderson. Ferreira. O trabalho dos professores: saberes, valores, atividade. Campinas: Papirus, 2010.
ANDERSSON, Marie et al. Knowledge and risk experiences among vocational students. Safety and health at work, v. 5, no. 3, p. 140-146, 2014.
BRAIDE, Vanessa Araújo. Racionalidade construtiva e arquitetura escolar. 2018.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases Nacional. (LDBEN) 9.394/96, 1996.
BRASIL, Decreto nº 5.154/2004 - Regulamenta artigos da LDB - Educação Profissional.
BRASIL, Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997 (Brasil, 1997). Regulamenta o §2º do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL, RESOLUÇÃO Nº 1, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República: [2008].
COSTA, Dirno Vilanova da. Reflexões acerca da constituição da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil: uma abordagem sócio histórica. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 1, p. 801-813, 2019.
FERREIRA, Amanda Caroline de Andrade et al. Análise postural fotogramétrica em adolescentes de escola integral de Caruaru-PE. Revista Inspirar Movimento & Saúde, v. 8, n. 1, 2016. Disponível em:https://www.inspirar.com.br/wpcontent/uploads/2016/04/analise-postural-artigo8_ed37_jan-fev-mar-2016.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GOOGLE ACADEMICO. Base de dados da internet. 2019.
GUIMARÃES, Edilene Rocha. Política para o ensino médio e educação profissional. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 3, n. 5, p. 93-106, 2006.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.v.1.
NAIR, Prakash. Blueprint for tomorrow: Redesigning schools for student-centered learning. Harvard Education Press, 2019.
OLIVEIRA, Víctor Varela. A prática profissional discente no ensino médio integrado. Ensino médio. In SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SOUZA, Francisco das Chagas Silva; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira (Org). Ensino médio: história, mobilização, perspectivas. 2013.p 235-254. E-book.
OLIVEIRA, Flávia Alves de Castro et al. Evasão Escolar no Ensino Técnico Profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano–Campus Ceres. Morrinhos, GO: IF Goiano, 2019.
PACHECO, Eliezer. Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio. Propostas de diretrizes curriculares. São Paulo: Moderna, 2012.
PAINHAS, Maria do Céu Rodrigues da Cunha. Ergonomia e educação: um projecto de escola con base nos princípios ergonómicos. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de Santiago de Compostela.
POLETTO, Angela Regina; VIDAL, Mário. Cesar Rodrigues; GONÇALVES, Fernando José Fernandes. Os desafios do ensino de ergonomia na educação profissional técnica de nível médio. 2019.
PARECER CNE/CEB Nº 16/99. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
RAMOS, Marise Nogueira. História e Politica da Educação Profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, p. 20-43, 2017.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, jan./abr. 2007.
SOUZA, Carlos Eduardo Alves. Prevalência de alterações posturais na coluna vertebral de escolares de Caruaru-PE. Dissertação de mestrado, defendida em agosto de 2012. Mestrado em Ciências da Saúde. Área de concentração: Coluna vertebral. Universidade de Pernambuco, 2012.
VALORIA, Carolina Souza; CZARNESKI, Flávia; CERQUEIRA, Lucas Santos. Análise da qualidade de vida no trabalho dos alunos do iceac/furg em atividades de estágio. Anais... IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais - Porto Alegre, RS, Brasil, 19 a 21 de Outubro de 2016.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; de Souza Júnior, Antônio. A educação profissional no Brasil. Interacções, v. 12, n. 40, 2017.
ANDERSSON, Marie et al. Knowledge and risk experiences among vocational students. Safety and health at work, v. 5, no. 3, p. 140-146, 2014.
BRAIDE, Vanessa Araújo. Racionalidade construtiva e arquitetura escolar. 2018.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases Nacional. (LDBEN) 9.394/96, 1996.
BRASIL, Decreto nº 5.154/2004 - Regulamenta artigos da LDB - Educação Profissional.
BRASIL, Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997 (Brasil, 1997). Regulamenta o §2º do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL, RESOLUÇÃO Nº 1, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República: [2008].
COSTA, Dirno Vilanova da. Reflexões acerca da constituição da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil: uma abordagem sócio histórica. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 1, p. 801-813, 2019.
FERREIRA, Amanda Caroline de Andrade et al. Análise postural fotogramétrica em adolescentes de escola integral de Caruaru-PE. Revista Inspirar Movimento & Saúde, v. 8, n. 1, 2016. Disponível em:https://www.inspirar.com.br/wpcontent/uploads/2016/04/analise-postural-artigo8_ed37_jan-fev-mar-2016.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GOOGLE ACADEMICO. Base de dados da internet. 2019.
GUIMARÃES, Edilene Rocha. Política para o ensino médio e educação profissional. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 3, n. 5, p. 93-106, 2006.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.v.1.
NAIR, Prakash. Blueprint for tomorrow: Redesigning schools for student-centered learning. Harvard Education Press, 2019.
OLIVEIRA, Víctor Varela. A prática profissional discente no ensino médio integrado. Ensino médio. In SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SOUZA, Francisco das Chagas Silva; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira (Org). Ensino médio: história, mobilização, perspectivas. 2013.p 235-254. E-book.
OLIVEIRA, Flávia Alves de Castro et al. Evasão Escolar no Ensino Técnico Profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano–Campus Ceres. Morrinhos, GO: IF Goiano, 2019.
PACHECO, Eliezer. Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio. Propostas de diretrizes curriculares. São Paulo: Moderna, 2012.
PAINHAS, Maria do Céu Rodrigues da Cunha. Ergonomia e educação: um projecto de escola con base nos princípios ergonómicos. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de Santiago de Compostela.
POLETTO, Angela Regina; VIDAL, Mário. Cesar Rodrigues; GONÇALVES, Fernando José Fernandes. Os desafios do ensino de ergonomia na educação profissional técnica de nível médio. 2019.
PARECER CNE/CEB Nº 16/99. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
RAMOS, Marise Nogueira. História e Politica da Educação Profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, p. 20-43, 2017.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, jan./abr. 2007.
SOUZA, Carlos Eduardo Alves. Prevalência de alterações posturais na coluna vertebral de escolares de Caruaru-PE. Dissertação de mestrado, defendida em agosto de 2012. Mestrado em Ciências da Saúde. Área de concentração: Coluna vertebral. Universidade de Pernambuco, 2012.
VALORIA, Carolina Souza; CZARNESKI, Flávia; CERQUEIRA, Lucas Santos. Análise da qualidade de vida no trabalho dos alunos do iceac/furg em atividades de estágio. Anais... IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais - Porto Alegre, RS, Brasil, 19 a 21 de Outubro de 2016.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; de Souza Júnior, Antônio. A educação profissional no Brasil. Interacções, v. 12, n. 40, 2017.